IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Windows 10: As novidades do Creators Update (Build 15063 – Version 1703)

Deixe um comentário

Pouco tempo depois do lançamento do Windows 10 Anniversary Update, mais propriamente a 11 de agosto de 2016, a Microsoft lançou a Build 14901, a primeira Development Branch da Redstone 2″ e cujo nome de código que viria mais tarde a ser oficializado como Creators Update. Após 8 meses de desenvolvimento e do lançamento de 47 Builds (28 para PC e 19 para Mobile), a Microsoft deu como terminado o trabalho em torno desta atualização e anuncia o dia 11 de abril como a data da disponibilização geral para todos os utilizadores na versão PC e 25 de abril para a versão Mobile.

Windows 10 Creators Update AnnouncementO Creators Update foi criado para potenciar a criatividade, transformar as ideias em realidade e permitir que qualquer utilizador possa deixar a sua marca no mundo. Também aqui foi fundamental a participação dos cerca de 10 milhões de Windows Insiders que, através do seu feedback, ajudaram a construir mais uma grande atualização.

Vejamos então de forma resumida algumas das novidades mais importantes disponíveis para o consumo e também para empresas.

Instalação da atualização

O Creators Update e ao contrario das suas antecessoras, é a primeira “Feature Update” do Windows 10 que chega em simultâneo com as atualizações cumulativas distribuídas via Windows Update, na segunda terça feira de cada mês (Patch Tuesday). De acordo com a informação existente, a distribuição será feita de forma faseada para que a experiencia seja a melhor para todos os utilizadores.

Assim, será expectável que chegue inicialmente aos equipamentos mais recentes, principalmente a todos os OEM que colaboraram com a Microsoft durante os últimos meses, e numa segunda fase – por um período de alguns meses – aos restantes equipamentos compatíveis com o Creators Update. Toda esta gestão será feita de acordo com o feedback obtido durante a primeira fase de distribuição da atualização.

O processo de instalação é iniciado após o download dos bits necessários – cerca de 3 GB – e demora dependendo do hardware, entre 30 a 90 minutos a concluir.

Podemos verificar a existência da atualização, clicando no botão Iniciar, em seguida Definições > Atualização e segurança > Windows Update > Procurar atualizações.Windows UpdateEm alternativa ao Windows Update, os utilizadores que queiram acelerar o processo de atualização, podem recorrer a duas ferramentas: Ao Update Assistant disponível a partir do site do Windows 10 e que permite fazer a atualização “in-place” do Creators Update, e ao MCT (Media Creation Tool) disponível também no mesmo site.

Update Assistant

Windows 10 Update Assistant

O MCT já está atualizado com a nova versão e para além do “in-place” update, permite preparar uma Pen USB com os bits de instalação das versões 32 e 64 bits e que podemos usar posteriormente para efetuar uma instalação limpa.

MCT

Media Creation Tool

Se quiser saber mais sobre a utilização destas ferramentas, consulte os seguintes tutoriais:

Novidades da versão

Paint 3D/Windows Mixed Reality

Durante o evento de apresentação do Creators Update em outubro passado, a Microsoft deu grande ênfase à criatividade e ao potencial de todos os utilizadores enquanto criadores, em particular nas áreas 3D e Realidade Mista. Destas novidades, dá-se destaque ao Paint 3D, uma nova App Universal que permite criar, editar e imprimir objetos 3D, e também editar imagens nos mais variados formatos. Esta aplicação possui uma interface que se adapta também aos dispositivos com ecrã táctil, e integração com aplicações do Office como por exemplo, o PowerPoint.

Paint 3D

Paint 3D

Em complemento ao Paint 3D, a Microsoft criou a comunidade Remix3D onde os utilizadores podem obter recursos para incorporação nos seus projetos, partilhar as suas criações e ver o que outros ao redor do mundo estão a desenvolver.

Na vertente “VR”, a Microsoft criou o Windows Mixed Reality, um portal que disponibiliza um conjunto de apps e ferramentas que permitem a equipamentos como o HoloLens interagir com este tipo de ambientes. Por agora, não existe no mercado muito hardware compatível com esta funcionalidade, contudo, até ao final do ano é expectável que cheguem novos equipamentos VR vindo de fabricantes como a HP, Lenovo, ASUS, Dell e Acer.

Windows Mixed Reality

Windows Mixed Reality Portal

Microsoft Edge

O compromisso da Microsoft em relação ao Edge tem sido notório, tendo em conta o numero de funcionalidades implementadas tanto no Anniversary Update como no Creators Update. Com esta atualização, o numero de extensões disponíveis na loja aumentou para 23, o que se traduz em 10 novas extensões nos últimos 8 meses. Extensões como o Ghostery, o Roboform, o OneLogin ou o Ad Guard, são algumas das novidades.

Outra novidade importante nesta versão, é a nova Lista de Leitura que torna mais simples a leitura de e-books (também com suporte para audio) diretamente no browser, e a nova categoria Books no Hub do Edge que possui ligação direta à Store onde podemos adquirir livros neste formato.

Books

Edge Hub: Books

A forma como usamos os separadores foi igualmente melhorada nesta versão. Com um simples clique podemos pré-visualizar o conteúdo de todos os separadores abertos sem sair da página onde nos encontramos, e a opção “Set aside tabs” permite-nos reservar num só local os separadores que queremos consultar mais tarde e fazer a sua reposição individualmente ou em grupos.

Set aside tabs

Microsoft Edge: Set aside tabs

Para além destas novidades, o Edge melhora os consumos de bateria, inclui suporte ao streaming de vídeo em 4K, faz o bloqueio automático do Flash e disponibiliza a opção click-to-run para fazer a sua ativação quando requerida, disponibiliza uma nova Jump List quando afixado na barra de tarefas ou no Menu Iniciar, possui uma nova API de pagamentos com recurso à Microsoft Wallet, simplifica a importação de favoritos, histórico e demais dados de outro browser quando começamos a usar o Edge pela primeira vez, entre outras.

Cortana

A partir desta versão, a Cortana passa a sugerir lembretes com base nos compromissos que temos definidos no Outlook, desde que a mesma tenha permissões para o fazer. As opções dos lembretes foram igualmente melhoradas e permitem agora definir a periodicidade com que ocorrem. Nesta atualização foram também incluídos novos comandos de voz para ativar ações como aumentar/diminuir o volume, reiniciar ou desligar o PC, etc.

A Cortana passa a estar também integrada no renovado OOBE (Out of Box Experience). Durante o setup do Creators Update, podemos ativar a Cortana através da voz para que esta nos guie durante todo o processo. Esta adição foi pensada especialmente para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência. Infelizmente, a utilização destas e outras funcionalidades continua limitada por falta de suporte à língua Portuguesa (Portugal).

OOBE

Out of Box Experience: Cortana

Privacidade

Durante os 8 meses de desenvolvimento do Creators Update, a Microsoft fez algumas alterações significativas no que diz respeito à privacidade. Deste trabalho resultou uma maior transparência no que se refere aos dados recolhidos e a forma como são tratados, foram adicionadas novas categorias e simplificadas algumas opções. Foi igualmente criado um novo portal que ajuda a melhorar a experiencia de utilização de algumas destas.

Privacy Portal

Portal Privacidade

Os utilizadores que fizerem uma instalação limpa do Creators Update ou que façam o setup de um novo PC com esta versão pré-instalada, podem logo a partir do OOBE (Out of Box Experience) configurar opções de privacidade associadas à Localização, Diagnóstico, Sugestões de Apps, etc., e também saber de forma detalhada o funcionamento de cada uma delas.

OOBE - Privacy Settings

Out of Box Experience: Privacidade

No caso da atualização via Windows Update, antes da mesma ser iniciada é apresentado aos utilizadores uma página onde estas definições deverão ser logo revistas.

Privacy Settings

Definições Privacidade no Creators Update

Acedendo a “Definições” > “Privacidade”, os utilizadores podem gerir estas opções ou obter informações concretas, utilizando para isso os links que apontam para o novo portal ou para o site da privacidade da Microsoft.

Windows 10 Privacy options

Definições Privacidade: Links

Centro de segurança do Windows Defender

O trabalho em torno da segurança do Windows 10 é algo contínuo e no Creators Update a Microsoft introduziu alguns recursos interessantes. O Windows Defender deixou de existir per se e deu lugar ao Centro de segurança do Windows Defender, uma App Universal que para além da solução antivírus, integra também os serviços de Rede, Firewall, Performance e Saúde do dispositivo, Segurança do Browser e Segurança Familiar.

Windows Defener Security Center

Centro de segurança do Windows Defender

Todas estas opções estão perfeitamente integradas na nova interface à exceção da Segurança Familiar que ainda aponta para a versão Web. Tendo em conta que esta opção já esteve integrada no Windows 7 e Windows 8.x e que muitos utilizadores continuam a pedir a sua reintegração, resta saber se na próxima grande atualização do Windows 10 já irá contemplar mais esta opção.

Bloqueio dinâmico

Outra novidade de segurança interessante do Creators Update é o Bloqueio dinâmico (Dynamic Lock). Em traços gerais, o Windows Hello pode usar um qualquer iPhone, Android, ou Windows Phone emparelhado via Bluetooth para detetar quando o utilizador se afastada do PC, bloqueando o mesmo automaticamente ao fim de 30 segundos como uma mediada adicional de segurança. Para além dos smartphones, os utilizadores podem usar outros dispositivos como por exemplo Fitness Bands.

Dynamic Lock

Dynamic Lock

Um exemplo da configuração do Dynamic Lock pode ser consultado neste tutorial.

Jogos

Durante o desenvolvimento do Anniversary Update, a Microsoft começou a trabalhar num conjunto de novas funcionalidades muito apreciadas pelas comunidades de jogadores com o objetivo de proporcionar a melhor experiencia de jogabilidade tanto na Consola como no PC. Destas melhorias surgiram o Streaming a partir da Xbox e o Play Anywhere. Nos meses seguintes, esta área ganhou ainda mais atenção e o Creators Update vem tornar esta experiencia ainda melhor.

Uma das novidades é a nova área “Jogos” incluída nas Definições do Windows 10 e a Barra de Jogo melhorada que permite capturar ecrãs, gravar clips e fazer transmissão de jogos.

Settings

Definições do Windows 10

Outra nova funcionalidade muito bem-recebida por parte dos jogadores é o Modo de Jogo. Esta opção vai permitir ao sistema otimizar e alocar mais recursos ao jogo que estiver em execução.

Os jogadores que gostam de partilhar as suas habilidades com outros, podem a partir de agora usar a plataforma Beam para este efeito. Acedendo ao site e adicionando a sua conta Xbox Live, os utilizadores podem fazer a transmissão em direto dos seus jogos e usar o sistema de chat integrado para trocar ideias com os restantes membros da comunidade.

Game Bar Settings

Barra de Jogo

Gravador de Jogo recebeu melhorias na captura de imagem e gravação dos jogos que podem depois ser partilhados, guardados localmente,  editados etc. Estas novidades incluem opções para ajustar os tempos máximos de gravação e a possibilidade de fazer as gravações em background. A lista de jogos compatíveis com esta opção também cresceu significativamente.

Para obter mais informações sobre estas e outras opções, consulte a seguinte informação: Suporte Xbox no Windows 10.

Menu Iniciar

Regressado ao Windows 10 na versão 1507, o Menu Iniciar continua a receber imenso feedback por parte dos utilizadores e o resultado tem-se traduzido na implementação de novas funcionalidades e opções de personalização. No Creators Update apesar de não haverem alterações de fundo, a Microsoft introduziu na versão PC uma opção que os utilizadores da versão Mobile do Windows 10 já estão acostumados a usar. A opção “Tile Folder” permite ter um grupo de aplicações dentro de uma única pasta no Menu Iniciar e expansível com um único clique.

Start Menu

Menu Iniciar: Tile Folder

Personalização

Após o lançamento do Anniversary Update, a Microsoft pegou no ponto onde ficou em termos de personalização e nos meses seguintes, começou a divulgar algumas das novidades que iria implementar no Creators Update. Depois de instalar esta atualização, os utilizadores vão encontrar nas definições de personalização opções como “Cores Recentes” que lista as 5 cores do Windows usadas mais recentemente, ou as “Cores Personalizadas” que permite a criação de cores com recurso ao color picker ou a introdução de códigos RGB e HEX.

Color Pallet

Cores Personalizadas

A mudança mais significativa é transição dos Temas do Painel de Controlo clássico para as definições de Personalização do Windows 10. A partir desta nova localização, os utilizadores podem instalar, gerir e obter novos Temas diretamente da Loja Windows que conta atualmente com cerca de 160 Temas.

Poderá saber mais sobre a instalação de Temas no Creators Update no seguinte tutorial: Como instalar Temas no Windows 10 a partir da Store

Themes

Temas

Luz noturna

A luz azul que emana dos nossos PC é, segundo alguns estudos recentes sobre a qualidades do sono, uma das principais causas para uma noite mal dormida. O nosso cérebro recebe esta informação como se de luz do dia se tratasse e inibe a produção da melatonina, uma hormona essencial que ajuda a regular os ciclos do sono.

Para ajudar a minimizar estes efeitos, a Microsoft introduziu no Creators Update a “Night Light”, uma nova definição que ajusta a quantidade de luz azul emitida pelo ecrã. Das opções disponíveis, podemos ajustar a temperatura da cor emitida pelo ecrã, agendar a ativação automática da Luz noturna de acordo com um horário especifico ou através da opção “Pôr do Sol – Nascer do Sol”.

Night Light

Night Light

Esta é sem dúvida umas nas novidades do Creators Update que mais gosto.

Windows Update

Tal como na Privacidade, os utilizadores têm sido muito vocais em relação ao Windows Update, sobretudo pela falta de opções que permita um maior controlo sobre a altura em que são instaladas as atualizações. Tendo em conta este feedback, a Microsoft tem vindo ao longo dos meses a fazer algumas alterações neste sentido, nomeadamente com a implementação de opções como as “Horas de atividade” ou o “Diferir atualizações”.

No Creators Update, a Microsoft fez novas alterações que devolvem mais algum do controlo pedido pelos utilizadores, e implementou outras que melhoram significativamente a performance do Windows Update. Vejamos algumas delas:

Acedendo às Definições do Windows Update, os utilizadores conseguem saber o estado das atualizações através do novo ícone de status.

Windows Update Status

Windows Update

Agora é possível expandir as Horas de atividade até um máximo de 18 horas por dia, período entre o qual o Windows Update não faz download nem reinicia o PC para concluir a instalação de atualizações. Esta alteração está disponível tanto na edição Pro como na edição Home do Windows 10.

Active Hours

Horas de atividade

Através da ativação de uma nova definição, existe agora a possibilidade de receber mais notificações sobre atualizações pendentes de restart.

Na edição Pro do Windows 10, foi incluída uma nova opção que permite pausar a instalação de atualizações durante 7 dias. Ao fim deste período, para usar novamente esta opção é necessário instalar todas as atualizações pendentes. Nas opções avançadas do Windows Update, é possível decidir quando receber atualizações de funcionalidades através da escolha do tipo de Branch (Current ou Current for Business), diferir a mesma até 365 dias e diferir atualizações de qualidade até 30 dias.

Advanced options

Windows Update: opções avançadas

O UUP (Unified Update Platform) foi implementado no Creators Update para melhorar a performance do Windows Update e para diminuir a largura de banda usada no download das atualizações. 

A partir de agora, os utilizadores recebem “Deltas” das atualizações cumulativas/funcionalidades cujo tamanho é cerca de 35% inferior ao modelo utilizado anteriormente.UUPPoderá consultar os seguintes tutoriais para saber como fazer algumas destas configurações:

Outras novidades

Para além das novidades descrita anteriormente e que se podem enquadrar nas de mais relevo, o Creators Update possuir mais algumas que merecem ser igualmente referidas neste artigo, tais como:

  • Controlo sobre a instalação de Apps
  • Experiencias partilhadas
  • Share Dialog
  • Troubleshooters
  • Storage Sence
  • Compact Overlay
  • Hyper-V: Quick Create
  • Gestos Touchpad

Funcionalidades não incluídas, deprecadas ou removidas do Creators Update

Durante o anuncio oficial do Creators Update em outubro passado, a Microsoft fez uma demonstração muito interessante da funcionalidade “My People”. Esta nova toolbar iria ser integrada na barra de tarefas do Windows 10 para permitir o acesso rápido aos contactos e facilitar a partilha de conteúdos. Em janeiro durante o lançamento da Build 15014, a Microsoft informou que o My People não estaria pronto a tempo de ser incluído no Creators Update por problemas de qualidade do produto, ficando a sua disponibilização adiada até ao lançamento da “Redstone 3”.

My People

My People

Neste mesmo anuncio e durante as demos 3D/Realidade Mista, a Microsoft referiu que fabricantes como a Lenovo, HP e Dell, iriam colocar no mercado pela altura da disponibilização do Creators Update os seus primeiros HMDs compatíveis com estes ambientes. A 29 de março, a Microsoft faz referencia aos preços destes equipamentos e indica que a sua comercialização por parte dos fabricantes só se verificará numa fase muito posterior ao lançamento do Creators Update. Fica então adiada por agora a possibilidade de usufruir em pleno da Realidade Mista no Windows 10.

HMD

HMDs

No que se refere a funcionalidades removidas do Creators Update, a Microsoft faz referencia à execução automática do Flash no Edge, ao ISD (Interactive Service Detection), ao Microsoft Paint nas versões que não são 100% localizadas, ao WSUS no Windows Mobile, entre outras.

Na lista das funcionalidades deprecadas consta o Apps Corner, o Apndatabase.xml, o Tile Data Layer, o TCPChimney, entre outras.

Mais detalhes sobre esta lista podem ser consultados no seguinte link: http://bit.ly/2ndjftG

Enterprise Features

Como referi na introdução deste artigo, esta atualização não traz apenas novidades para o Consumo. O Creators Update foi desenhado para ambientes IT modernos e possui novas funcionalidades que ajudam os IT Pros a gerir e manter seguros equipamentos e  dados das suas organizações.

As empresas que usam o Windows 10 passam a usufruir de um conjunto de serviços que permitem uma atualização continua dos seus equipamentos, mantendo-os sempre funcionais e seguros.

Começando pelas melhorias no WaaS (Windows as a Service), o Creators Update vai permitir um maior controlo sobre quando os equipamentos recebem atualizações (funcionalidades e cumulativas) através do Windows Update for Business. Através do Update Compliance, será possível monitorizar o progresso da instalação destas atualizações.

Update Compliance

Update Compliance

O suporte ao Express Update é expandido também ao Configuration Manager.

A versão 1703 do Windows 10 oferece ainda aos IT Pros as seguintes funcionalidade:

  • Windows Configuration Designer e novos cmdlets PowerShell que ajudam a automatizar os processos de deploy.
  • O MBR2GTP que ajuda a converter discos de MBR para GTP sem modificar ou eliminar dados do disco.
  • Melhorias no suporte MDM para gestão e implementação de politicas de segurança em dispositivos móveis.
  • Novas funcionalidades no WSL (Windows Subsystem for Linux).
  • Novas opções de display que incluem melhorias no scaling DPI e o Nightlight.
  • Melhorias no Hyper-V onde se incluem o “Quick Create” ou o redimensionamento de janelas no modo “Enhanced session”.
Quick Create

Hyper-V: Quick Create

Ao nível da segurança, o Windows Hello for Business foi melhorado para suportar também autenticação em empresas que usam AD on-premises, e o ATP (Windows Defender Advanced Threat Protection) recebeu novas capacidades como a possibilidade de criar alertas sobre ameaças mais inteligentes, investigar contas de utilizador especificas e iniciar medidas de contenção numa máquina ou ficheiros para eliminar uma ameaça.Windows Hello AuthenticationInformações mais detalhadas sobre estas e outras novidades podem ser consultadas no seguinte link: http://bit.ly/2oFs5kq

Conclusão

Em conclusão, a Build 15063 chega aos utilizadores estável e com melhorias significativas em termos de performance e experiência de utilização. O processo de instalação é em tudo igual às atualizações anteriores, pelo que não deverá trazer problemas à maioria dos utilizadores. De referir apenas que existem outras novidades que merecem ser exploradas e que não foram abordadas neste artigo. Caso ainda não tenha ainda instalado o Creators Update, não deixe então de explorar estas e outras novidades.

Este artigo está disponível para consulta também na Edição Nr. 56 da Revista Programar

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016) | Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team) | MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook) | Member of the Microsoft Virtual Academy (MVA) Founders Club

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.