IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Análise Microsoft Surface Laptop

Deixe um comentário

Surface LogoNo passado mês de maio, a Microsoft anunciou num evento dedicado à Educação a chegada de mais um membro à família Surface: o Surface Laptop.

Incrivelmente fino e leve, o Surface Laptop executa o Windows 10 S, possui um ecrã PixelSense de 13,5 polegadas e uma bateria de maior duração (até 14,5 horas de utilização), o que o torna no candidato perfeito para pessoas que valorizam o design, portabilidade, potência e segurança.

Durante alguns dias, o IT-online teve a oportunidade de testar uma destas unidades, cedida gentilmente pela Microsoft Portugal para o efeito.Vamos aos detalhes….

Caixa e acessórios:

A caixa do Surface Laptop tem o mesmo design simples e prático que já nos habituámos a encontrar nos equipamentos mais recentes da família Surface. No seu interior para além do dispositivo (neste caso, a versão 256 GB), encontramos a fonte de alimentação e o manual de inicialização rápida.A fonte de alimentação do Surface Laptop mantém as mesmas características do Surface Pro 4, ou seja, conector magnético e multidirecional que permite uma ligação rápida à corrente sem que seja necessário procurar a posição certa de encaixe. A entrada USB 3.0 incorporada permite aos utilizadores carregar o seu Smartphone e libertar a única porta USB 3.0  existente no equipamento para outras utilizações.Especificações Técnicas:

  • Processador: Intel® Core™ i5 ou i7 de 7ª Geração
  • Memória: 4 GB, 8 GB ou 16 GB de RAM
  • Armazenamento: SSD de 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Gráficos: i5 Intel HD 620 | i7 Intel Iris Plus Graphics 640
  • Ecrã: 13,5” PixelSense™ | Resolução 2256 x 1504 (201 PPP)| Proporção 3:2 | Multi-toque 10 pontos
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11ac; Compatível com IEEE 802.11a/b/g/n | Bluetooth 4.1
  • Bateria: Autonomia até 14,5 horas de reprodução de vídeo | Carregador 44w
  • Interfaces: USB 3.0 | Entrada Jack 3.5mm | Mini DisplayPort| Surface Connect
  • Câmaras: Frontal HD 720p | Infra Vermelhos para início de sessão por reconhecimento facial (Windows Hello)
  • Áudio: Altifalantes Omnisonic com Dolby® Audio™ Premium | Microfones estéreo 
  • Sensores: Luminosidade
  • Chassi: Aluninio | Cor: Prata, Burgundy, Cobalt Blue e Graphite Gold | Botões: Power/Sleep e Volume
  • Dimensões: 308,1 x 223,27 x 14,48 mm | Peso: i5: 1.252 g – i7: 1.283 g
  • Sistema Operativo: Windows 10 S (Atualizável para Windows 10 Pro) 
  • Produtividade: Subscrição de 1 ano do Office 365 Pessoal
  • Garantia: Garantia limitada de 1 ano para o hardware
  • Segurança: Chip TPM | Windows Hello

Design

Em termos de design, o Surface Laptop é minimalista e possui o tradicional formato “clamshell”. A superfície suavizada e o facto de não possuir quaisquer parafusos visíveis, confere-lhe uma aparência profissional e elegante. O logotipo Microsoft espelhado na tampa reflete a sua identidade.O chassi do Surface Laptop é construído alumínio. Este material para além de leve é bastante resistente a “acidentes” provocados por uma utilização diária.

A cor “Platinum” para além de  conferir um acabamento elegante, não deixa notar tanto as marcas de dedadas. Infelizmente, nenhuma das outras cores existentes (Burgundy, Cobalt Blue e Graphite Gold) está disponível em Portugal. Certamente seria do agrado dos utilizadores que gostam de se destacar pela diferença.Outro detalhe interessante na traseira é a grelha de ventilação logo abaixo da dobradiça. As dimensões de 308,1 x 223,27 x 14,48 mm e o peso de 1.252g (1.283 g no modelo i7), fazem dele o equipamento ideal para quem gosta de portabilidade.

Botões e Conectores:

No que se refere a botões e interfaces, o Surface Laptop é extremamente minimalista. Para além do botão de Power/Sleep localizado no teclado, o equipamento disponibiliza apenas 4 conectores. Do lado esquerdo uma entrada USB 3.0, uma Mini DisplayPort e uma entrada Jack 3,5 mm para os auscultadores.Do lado direito, a entrada para o conector magnético da fonte de alimentação. Dos dois lados do equipamento estão também as duas antenas Wi-Fi.

Antena Wi-Fi | Entrada Fonte Alimentação

Através das portas existentes, podemos expandir o ecrã por exemplo para um LCD ou Projector, ligar hub’s USB para expandir o numero de portas disponíveis, ligar colunas de som, etc. Além disso, podemos através do Bluetooth ligar ratos e teclados compatíveis com esta tecnologia. Tendo em conta que o Surface Laptop é compatível com o modelo mais recente da Surface Dock (234,95 €), os utilizadores poderão usar a mesma para expandir o numero reduzido de portas disponíveis. Ainda assim, não será com certeza a solução mais económica para alguns utilizadores.

Ecrã:

O Surface Laptop vem equipado com um ecrã multi-touch (10 pontos) de 13,5” e possui a tecnologia PixelSense™. A resolução máxima obtida é de 2256 x 1504 pixéis e uma proporção de 3:2. Estes 3:2 relativamente aos 16:9 que encontramos na maioria dos equipamentos, permitem um melhor aproveitamento do espaço disponível no ecrã, sobretudo para multitarefa, já que nos permite visualizar uma maior quantidade de informação nas janelas sem necessidade de fazer scrolling.

Já na visualização de vídeos widescreen, é inevitável não ter que conviver com as barras pretas localizada na parte superior e inferior do ecrã.Em termos de definição de ecrã e cores reproduzidas, podemos dizer que são bastante nítidas mesmo quando olhamos para o ecrã de um angulo diferente. Através de ajustes na luminosidade, podemos utilizar o Surface sem grandes problemas em ambientes com grande exposição à luz, seja ela solar ou artificial.

No que toca às capacidades touch, a experiencia de utilização quando usamos os dedos é tão suave como a proporcionada pelo Surface Pro 4. Para aumentar ainda mais as capacidades touch do ecrã, os utilizadores poderão utilizar a ultima geração da Surface Pen para o efeito. Infelizmente a mesma não é oferecida juntamente com o equipamento, o que representa um desembolso adicional de cerca de 115€.

Câmaras e Som:

Este dispositivo vem equipado uma câmara frontal HD 720p, um downgrade se compararmos com os 1080p do Surface Pro 4, contudo, bastante decente para uma fotografia rápida ou para utilização no Skype.

Câmara frontal | Câmara Infravermelhos

O Surface Laptop tem ainda uma câmara de reconhecimento facial que permite a autenticação no Windows 10 sem necessidade de introdução de password. Graças às luzes infravermelhos (IV), lente especial e câmara frontal, todo o processo de reconhecimento facial e respetivo desbloqueio da sessão ocorre em poucos segundos. Uma nota bastante positiva para a performance do Windows Hello que melhorou claramente em relação ao Surface Pro 4.Para além da configuração nas Definições de Inicio de Sessão do Windows 10, os utilizadores podem fazer a configuração do Windows Hello durante o setup inicial do equipamento ou durante a criação de uma nova conta de utilizador.Para saber mais sobre esta funcionalidade, consulte oGuias IT-online: Como configurar o Windows Hello no Windows 10“.

Considerando a espessura do Surface Laptop, facilmente nos apercebemos que os altifalantes não estão colocados junto ao ecrã tal como acontece com o Surface Pro. A falta de espaço naquele local fez com que a Microsoft escolhesse uma nova localização escondida da nossa vista, ou seja, por baixo do teclado.

Altifalantes

Tudo isto é possível graças à utilização de altifalantes “Omnisonic” desenhados especialmente para caber entre as teclas e para reproduzirem um som perfeito através da Alcantara.

Em reprodução, o áudio é bastante nítido e limpo. O Suporte Dolby Audio Premium quando combinado outros ajustes (loudness, bass, etc.), torna a audição ainda mais rica.

Para além destes componentes, o equipamento possui dois microfones frontais para gravação de som e utilização em vídeo chamadas.

Teclado e Trackpad

Teclado | Trackpad

O teclado é mais um aspeto marcante do Surface Laptop. O revestimento é feito de Alcantara, um tecido aveludado resistente a derrames e a temperaturas altas. As teclas e tal como acontece com a Type Cover do Surface Pro 4, são feitas de um material plástico bastante suave ao toque. Eventualmente umas teclas feitas em magnésio como as existentes no Surface Book poderiam dar um ar de maior resistência, contudo, iriam ficar desenquadradas do acabamento em Alcantara.

A disposição das teclas é muito idêntica à Type Cover, mas tendo em conta o equipamento existem também algumas novidades. O botão de Power/Sleep está localizado à esquerda do botão Delete. Esta tecla é bastante responsiva, ou seja, basta apenas um toque para que o dispositivo seja ligado. Outra novidade é a inclusão de teclas de função dedicadas para controlar o brilho do ecrã (F1 e F2).As teclas possuem ainda um sistema de retroiluminação de três níveis que para além de lhe conferirem um look modernista, facilita a sua utilização em espaços menos iluminados. A regulação da intensidade de luz pode ser feita através da combinação de teclas especificas.

No geral, toda a experiencia de escrita é muito boa.

O trackpad incluído no Surface Laptop é de alta precisão, é revestido com uma camada de vidro e mede 105 mm x 70 mm.A sua utilização é bastante satisfatória. Os cliques são audíveis, mas o facto de podermos usar toques ligeiros, ajuda a tornar a experiencia de utilização mais silenciosa. A precisão do cursor é elevada. Também aqui, não há nada de desapontante a indicar.

Hardware:

O Surface Laptop vem equipado com processadores Intel de 7ª geração (Kaby Lake). Dependendo da escolha do utilizador, é possível adquirir modelos de 128 GB ou 256 GB com processador Intel Core i5, sendo que as versões de 256, 512 GB ou 1 TB possuem processadores Intel i7. O modelo usado nesta análise, é uma versão de 256 GB com 8 GB de RAM e processador Intel Core I5.

No que toca a gráficos, a Microsoft equipou o Surface Laptop com uma Intel HD 620 no modelo i5 e uma Intel Iris Plus Graphics 640 no modelo i7. Falando de prestação, a HD 620 sobressai em relação à HD 520 utilizada no Surface Pro 4 ou Surface Book. Apesar desta gráfica não ser um topo de gama, tem um desempenho muito bom durante a execução de alguns jogo ou quando ligada a um ecrã 4K.

Em termos de armazenamento, os modelos disponíveis no mercado possuem discos SSD de 128, 256, 512 GB e também 1TB.

Caso seja necessário uma maior disponibilidade de espaço e já que o mesmo não possui uma slot para cartões microSDXC, a alternativa é sincronizar o equipamento com o OneDrive. Desta forma temos os nossos dados sempre disponíveis em qualquer lugar (desde que exista conectividade) e sincronizados entre dispositivos.

Desempenho:

No geral, o desempenho do Surface utilizado nesta análise (relembro que o modelo testado é um Core I5) é muito satisfatório, não ficando muito atrás de outros modelos no mercado com características semelhantes. Desde o seu arranque, à execução de UWP APP, à navegação na web, na reprodução de vídeos e musica e na execução de alguns jogos (limitados tendo em conta o Windows 10 S), o seu propósito geral foi cumprido.

Gostaria de ter tido mais algum tempo para efetuar alguns testes de bancada para recolher informação mais pormenorizada sobre performance do CPU e GPU, velocidade do SSD, etc., mas infelizmente não foi possível.

Mesmo em utilização mais extrema do CPU, o Surface não aqueceu demasiado o que é bastante agradável quando usamos as pernas como mesa. A ventoinha raramente ligou durante uma utilização dita normal, e quando isso acontecia durante algum jogo por exemplo, o ruido era praticamente impercetível.

Isto acontece graças ao design e localização da grelha e à forma como o ar circula. Mais um ponto positivo para este aspeto.Bateria:

Apesar da espessura reduzida do Surface Laptop, a bateria incluída tem uma capacidade de 45.2 Wh, o que é muito superior à capacidade do Surface Pro 4 (38.2 Wh). Esta capacidade traduz-se segundo a Microsoft numa durabilidade de 14.5 horas em reprodução de vídeo (em loop) e sem conectividade.

Sem puxar muito pelo equipamento e sem diminuir demasiado o brilho do ecrã, conseguimos uma simpática duração de 11 horas, o que significa que poderemos eventualmente sair de casa sem carregador para um dia normal de trabalho.Quando fechamos a tampa e apesar do mesmo ficar em standby para ligar rapidamente, não é feito qualquer consumo na bateria. Se deixarmos ficar o Surface neste estado algumas horas, ele automaticamente entra no modo Sleep como qualquer outro equipamento com Windows. Isto significa que alguns dias depois a percentagem de bateria consumida é quase nenhuma.

Resultado final, este equipamento tem uma autonomia de bateria excecional.

Software:

O Surface Laptop traz pré-instalado o Windows 10 S, uma configuração específica do Windows 10 Pro que oferece uma experiência familiar e produtiva do Windows, simplificada em termos de segurança e desempenho. Ao utilizar exclusivamente aplicações da Loja Windows e garantir que navega em segurança com o Microsoft Edge, o Windows 10 S oferece rapidez e segurança de execução dia após o dia.As limitações em termos da utilização exclusiva de UWP App, a impossibilidade de usar a Linha de Comandos e PowerShell, entre outras, pode, para alguns utilizadores, ser um motivo muito forte para os fazer ponderar a aquisição do Surface Laptop.Para satisfazer também estes utilizadores, a Microsoft oferece o upgrade gratuito para o Windows 10 Pro até 01/04/2018. Depois desta data, o upgrade tem um custo associado de 75€. O tempo de atualização é muito rápido, não demorando mais de 3 minutos entre o inicio do processo e o reboot para aplicar as alterações. Durante este procedimento os ficheiros e personalizações feitas pelo utilizador não sofrem quaisquer alterações.

O upgrade para a versão Pro é um processo unidirecional, ou seja, depois de atualizar não é possível fazer o downgrade para Windows 10 S. Para que isso, os utilizadores deverão voltar a instalar a imagem do Windows 10 S através da ferramenta de recuperação do Surface, disponível gratuitamente no site de suporte da Microsoft. A licença digital do Windows 10 Pro obtida pode ser utilizada novamente no equipamento, já que esta fica associada à Microsoft Account do utilizador.

Considerando que o sistema operativo é o mesmo, o desempenho do Surface Laptop não deverá diminuir após a atualização para a versão Pro, contudo, é expectável que dado à facilidade que depois existe em instalar aplicações win32 no sistema operativo, a performance se possa degradar ligeiramente.

No equipamento cedido para testes, infelizmente e por razões obvias, não pude fazer a atualização. Ainda assim, os passos descritos estão de acordo com a documentação existe sobre o Windows 10 S.

Como complemento de software, a Microsoft oferece uma subscrição de 1 ano do Office 365 Pessoal. Tendo em conta que o Windows 10 S só permite a execução de aplicações cuja origem é a Loja Windows, as aplicações do Office 2016 disponíveis (Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Access e Publisher) foram convertidas para UWP App através do Desktop Bridge, proporcionando aos utilizadores a mesma experiencia de utilização como se de aplicações Win32 se tratassem.As aplicações podem ser instaladas pesquisando por Office 365 Pessoal na Loja, ou através da App Get Office instalada nativamente no Surface Laptop. Apesar de serem aplicações em Preview, o seu desempenho é normal e sem registo de bugs.

A App Surface e como é habitual nestes equipamentos, permite obter informações sobre o estado da baterias dos acessórios Microsoft, permite calibrar a escrita da Caneta, obter informações sobre o equipamento (numero de série, versões do firmware, etc.), contactar o suporte e também ler a documentação associada à segurança e garantia do equipamento.Preços:

O Surface Laptop está  disponível em Portugal desde junho e pode ser adquirido em lojas Worten, FNAC, Mediamarkt, Rádio Popular, Staples etc., e também através da Loja Online Microsoft em www.microsoftstore.com.

Os preços recomendados são os seguintes:

  • Microsoft Surface Laptop – 128 GB / Intel Core i5 (4 GB) – 1.169.00€
  • Microsoft Surface Laptop – 256 GB / Intel Core i5 (8 GB) –  1.499,00€
  • Microsoft Surface Laptop – 256 GB / Intel Core i7 (8 GB) – 1.829,00€
  • Microsoft Surface Laptop – 512 GB / Intel Core i7 (16 GB) – 2.549,00€
  • Microsoft Surface Laptop– 1 TB / Intel Core i7  (16 GB) – 3.149.00€ 

Os restantes acessórios podem ser adquiridos igualmente nas lojas físicas ou na Microsoft Store, pelos preços já referidos.

Conclusão:

O Surface Laptop com Windows 10 S, é um dispositivo extremamente convincente e com uma elevada qualidade em termos de construção e design, tornando-o um sério concorrente no mercado dos Laptops com características semelhantes. O novo hardware faz dele um equipamento bastante rápido e à altura dos desafios a que se propõe. A segurança do dispositivo está igualmente assegurada via TPM ou através do Windows Hello.

Considerando este mercado, o Surface tem determinadas vantagens e alguns pontos menos positivos que o tornam um dispositivo altamente específico e diferenciado, sendo portanto, adequado para compradores/utilizadores com gostos muitos específicos. Em suma, para um utilizador que deseja possuir um Laptop que alie as dimensões às funcionalidades, este é sem dúvida um dispositivo a aproveitar no seu máximo potencial.

Pontos Positivos:

  • Design e portabilidade
  • Processadores 7º geração Kaby Lake
  • Qualidade e resolução do ecrã
  • Câmara infravermelhos
  • Desempenho
  • Durabilidade da Bateria
  • Possibilidade de Upgrade para o Windows 10 Pro

Pontos menos positivos:

  • Preço elevado
  • Limitações ao nivel das aplicações no Windows 10 S
  • Ausência de slot para cartão SD
  • Numero reduzido de conectores e ausência de USB-C

Durante o tempo que tive o equipamento disponível para testar e escrever esta análise, posso dizer que não houve um único momento  em que eu não gostasse de utilizar o Surface Laptop. Foi efetivamente uma ótima experiência de utilização.

Para terminar, quero agradecer à Microsoft Portugal  pelo empréstimo do Surface usado nesta análise.

Galeria de imagens:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016) | Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team) | MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook) | Member of the Microsoft Virtual Academy (MVA) Founders Club

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s