IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como alterar o tipo de localização da rede no Windows 10

4 comentários

guias_itonlineA primeira vez que nos ligamos a uma rede no Windows, devemos escolher uma localização. Este procedimento define automaticamente as definições apropriadas da firewall e de segurança para o tipo de rede à qual nos pretendemos ligar. Se nos ligarmos a redes em localizações diferentes como por exemplo, à nossa rede doméstica, rede da empresa ou num café, escolher a localização de rede apropriada pode ajudar a assegurar que o nosso computador está sempre definido para um nível de segurança mais correto. 

No Windows 7, para alterar a localização de rede necessitamos apenas aceder ao Centro de Rede e Partilha, clicar na localização pretendida e alterar o tipo. No Windows 8.1 e agora no Windows 10, o procedimento é ligeiramente diferente. 

No Windows 10 após terminarmos o Setup e ao iniciarmos sessão pela primeira vez, somos inquiridos pelo sistema a escolher o tipo de localização onde nos pretendemos ligar, neste caso, uma rede Publica ou Privada. Quando clicamos na opção Yes, o Windows 10 vai configurar a rede como uma rede privada e ativar a deteção de rede, o que permite ver os outros computadores e dispositivos existentes na rede e permite que os outros utilizadores da rede vejam o nosso computador.network_info

Screenshot (9)Depois desta configuração inicial e sempre que necessitarmos utilizar uma rede publica, podemos alterar estas definições. Tendo em conta as alterações no UI do Windows 10 e também da App Settings, vamos nos próximos passos ver como fazer estas alterações: 

Vamos começar por clicar no Start e selecionar a opção Settings. Screenshot (3)Com a App Settings aberta, vamos clicar no ícone “Network and Internet”Screenshot (6)Em seguida vamos escolher o tipo de ligação que estamos a utilizar. Nas categorias apresentadas, vamos escolher Ethernet se estivermos ligado por cabo de rede ou Wi-Fi, se estivermos a usar a rede Wireless

Continua na página 2

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

4 thoughts on “Guias IT-online: Como alterar o tipo de localização da rede no Windows 10

  1. Muito obrigado, o pessoal tem quebrado cabeça para mudar o perfil de rede sendo que é tão fácil.

  2. Funcionou aqui. Obrigado! Esse novo windows ta pegando a gente desprevenido!

  3. Recentemente atualizei o p/ o Windows 10 o computador do trabalho, mesmo ativando esta opção no Settings > Find Devices and content, a minha rede continua private. Contudo não consigo ingressar ao grupo domestico…
    Ja verifiquei se havia bloqueios pelo Firewall e está tudo ok, a descoberta de rede ativa, e semelhantes…
    Voce tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?

    • Olá Nanda Silveira, desde já agradeço o seu comentário.

      Tem possibilidade de descrever com mais detalhe o que realmente não está a conseguir fazer? Sendo um PC de trabalho, deverá estar ligado à rede corporativa e nesses cenários, não faz sentido estar ligado ao Grupo Doméstico, cujo intuito é interligar PCs dentro da mesma rede doméstica.

      Se lhe for apresentado algum erro especifico, tem possibilidade de indicar o mesmo.

      Obrigado,

      NS

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s