As versões Windows mais recentes como o Vista, 7 e 8/8.1 possuem uma pasta localizada na diretoria C:\Windows chamada WinSxS (“Windows Side by Side”) e onde estão todos os ficheiros da Windows Component Store. Estes componentes suportam as funcionalidades necessárias para a instalação, personalização e atualização do Windows, na instalação/desinstalação de componentes como por exemplo a framework .NET 3.5. e também no Restauro do Sistema ou em problemas no arranque do Windows.
Esta pasta apesar de possuir um tamanho significativo – cerca de 6 GB – quando verificamos o seu tamanho via File Explorer, o resultado apresentado pode não ser real uma vez que, muitos ficheiros da Windows Component Store são duplicados para outras localizações (por exemplo C:\Windows\System32) através de hard links, tornando impossível ao File Explorer uma leitura real do tamanho e também porque ao adicionarmos/removermos componentes do Windows, o tamanho da pasta é alterado.
Para sabermos exatamente qual o tamanho da pasta WinSxS no Windows 8.1, a Microsoft recomenda a utilização da ferramenta DISM (Deployment Image Servicing & Management Tool). Para além do tamanho real da pasta, via DISM conseguimos saber o tamanho dos ficheiros partilhados com o Windows, dos Backups e funcionalidades inativadas e o tamanho dos ficheiros Temporários e em Cache. Após a execução da ferramenta recebemos ainda a recomendação para a limpeza da Windows Component Store, caso seja necessário.
Nos próximos passos vou explicar como podemos então através do DISM, analisar o tamanho da pasta WinSxS e também proceder à limpeza caso exista essa recomendação.
Para executarmos a ferramenta DISM, vamos abrir o Powershell (ou o Command Prompt, caso não esteja familiarizado com o Powershell) com privilégios de administrador utilizando a combinação de teclas WIN+X para abrir o menu Power User e selecionamos a opção “Windows Powershell (Admin) ” ou “Command Prompt (Admin) ” se optarmos pelo Command Prompt.Com o Powershell aberto, vamos escrever o comando seguinte, seguido de Enter.
Dism.exe /Online /Cleanup-Image /AnalyzeComponentStoreNota: O parâmetro “/AnalyzeComponentStore” é unicamente reconhecido no Windows 8.1, não estando disponível no Windows 8 ou versões anteriores.
A análise à pasta WinSxS demora alguns minutos dependendo do nosso sistema e quando terminada, apresenta um relatório pormenorizado, conforme a imagem seguinte:De acordo com o relatório apresentado, a pasta WinSxS tem um tamanho real de 6.57 GB, sendo que o Windows Explorer apresenta um tamanho de 6.82 GB.
A pasta foi limpa pela última vez em 2014-09-11 23:41:19 e possui 17 Reclaimable Packages.
Os Reclaimable Packages são o número de pacotes substituídos no sistema que a limpeza de componente pode remover.
Assim o Component Store Cleanup Recommended é igual a: Yes
Existe uma questão frequente “posso apagar a pasta WinSxS para recuperar espaço em disco?” A resposta é não. Apagar os ficheiros da pasta WinSxS ou eliminar permanentemente a pasta WinSxS vai danificar o sistema, impedindo que o PC arranque ou tornar impossível a atualização do mesmo.
Tal como referi no início, caso exista a recomendação para limparmos a Windows Component Store, podemos fazê-lo via DISM ou através de outras ferramentas presentes no Windows 8.1.
Para este Guia vou apenas focar-me no DISM e nos passos seguintes, apresentar o conjunto de parâmetros que podemos usar no comando DISM para limpar a pasta WinSxS.
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05/12/2015 às 1:12 PM
Nuno, estou com um problema.
Migrei do Windows 7 Profissional para o Windows 10 Pro sem problemas.
Mas a migração para a versão 1511 apresentou um problema.
Havia um aplicativo que eu uso, SafeSign, que precisei desinstalar para que a versão 1511 fosse instalada.
Tudo correu bem, mas agora não consigo mais instalar o SafeSign, nem uma versão mais recente.
O instalador não consegue registrar as dll do aplicativo.
Descobri que o problema é que o windows não consegue localizar as bibliotecas api-ms-win-core…
E não consigo resolver isso com o DISM.
O comando DISM /Online /Cleanp-Image /RestoreHealth não consegue baixar os arquivos do Windows Update e não tenho nenhuma /Source para informar.
O que eu faço?
Desinstalo essa atualização?
Criei um pendrive com o MediaCreationTool. Ele pode ajudar em alguma coisa?
Fazer uma instalação limpa do Windows não é uma boa alternativa para mim. Meu uso é profissional e reinstalar e reconfigurar tudo o que eu tenho levaria semanas…
Tem alguam sugestão para resolver esse problema?
Grato,
Eduardo.
06/12/2015 às 5:41 PM
Olá Eduardo,
Já experimentou instalar a versão 32 bits do SafeSign e verificar se funciona? Existem outros utilizadores que reportam o mesmo problema mas na versão 64 bits. A ser uma incompatibilidade com a versão 1511, recomendo que contacte o desenvolvedor do SafeSign para reportar essa mesma incompatibilidade.
Se não houver uma solução por parte do developer do Safesign, poderá tentar fazer um refresh à versão 1511 mas terá sempre que reinstalar os seus pogramas posteriormente.
Em ultimo caso, poderá voltar para a versão 10240 e quando existir uma versão do safesign compatível com a versão 1511, volta a instalar a atualização.
Cumprimentos,