IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como analisar o tamanho e limpar a pasta WinSxS via DISM, no Windows 8.1

2 comentários

guias_itonlineAs versões Windows mais recentes como o Vista, 7 e 8/8.1 possuem uma pasta localizada na diretoria C:\Windows chamada WinSxS (“Windows Side by Side”) e onde estão todos os ficheiros da Windows Component Store. Estes componentes suportam as funcionalidades necessárias para a instalação, personalização e atualização do Windows, na instalação/desinstalação de componentes como por exemplo a framework .NET 3.5. e também no Restauro do Sistema ou em problemas no arranque do Windows.

Esta pasta apesar de possuir um tamanho significativo – cerca de 6 GB – quando verificamos o seu tamanho via File Explorer, o resultado apresentado pode não ser real uma vez que, muitos ficheiros da Windows Component Store são duplicados para outras localizações (por exemplo C:\Windows\System32) através de hard links, tornando impossível ao File Explorer uma leitura real do tamanho e também porque ao adicionarmos/removermos componentes do Windows, o tamanho da pasta é alterado.

Para sabermos exatamente qual o tamanho da pasta WinSxS no Windows 8.1, a Microsoft recomenda a utilização da ferramenta DISM (Deployment Image Servicing & Management Tool). Para além do tamanho real da pasta, via DISM conseguimos saber o tamanho dos ficheiros partilhados com o Windows, dos Backups e funcionalidades inativadas e o tamanho dos ficheiros Temporários e em Cache. Após a execução da ferramenta recebemos ainda a recomendação para a limpeza da Windows Component Store, caso seja necessário.

Nos próximos passos vou explicar como podemos então através do DISM, analisar o tamanho da pasta WinSxS e também proceder à limpeza caso exista essa recomendação.

Para executarmos a ferramenta DISM, vamos abrir o Powershell (ou o Command Prompt, caso não esteja familiarizado com o Powershell) com privilégios de administrador utilizando a combinação de teclas WIN+X para abrir o menu Power User e selecionamos a opção “Windows Powershell (Admin) ” ou “Command Prompt (Admin) ” se optarmos pelo Command Prompt.1Com o Powershell aberto, vamos escrever o comando seguinte, seguido de Enter.

Dism.exe /Online /Cleanup-Image /AnalyzeComponentStoredismNota: O parâmetro “/AnalyzeComponentStore” é unicamente reconhecido no Windows 8.1, não estando disponível no Windows 8 ou versões anteriores.

A análise à pasta WinSxS demora alguns minutos dependendo do nosso sistema e quando terminada, apresenta um relatório pormenorizado, conforme a imagem seguinte:winSxS_powershellDe acordo com o relatório apresentado, a pasta WinSxS tem um tamanho real de 6.57 GB, sendo que o Windows Explorer apresenta um tamanho de 6.82 GB.

A pasta foi limpa pela última vez em 2014-09-11 23:41:19 e possui 17 Reclaimable Packages.

Os Reclaimable Packages são o número de pacotes substituídos no sistema que a limpeza de componente pode remover.

Assim o Component Store Cleanup Recommended é igual a: Yes

Existe uma questão frequente “posso apagar a pasta WinSxS para recuperar espaço em disco?” A resposta é não. Apagar os ficheiros da pasta WinSxS ou eliminar permanentemente a pasta WinSxS vai danificar o sistema, impedindo que o PC arranque ou tornar impossível a atualização do mesmo.

Tal como referi no início, caso exista a recomendação para limparmos a Windows Component Store, podemos fazê-lo via DISM ou através de outras ferramentas presentes no Windows 8.1.

Para este Guia vou apenas focar-me no DISM e nos passos seguintes, apresentar o conjunto de parâmetros que podemos usar no comando DISM para limpar a pasta WinSxS.

Continua na página 2

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

2 thoughts on “Guias IT-online: Como analisar o tamanho e limpar a pasta WinSxS via DISM, no Windows 8.1

  1. Nuno, estou com um problema.
    Migrei do Windows 7 Profissional para o Windows 10 Pro sem problemas.
    Mas a migração para a versão 1511 apresentou um problema.
    Havia um aplicativo que eu uso, SafeSign, que precisei desinstalar para que a versão 1511 fosse instalada.
    Tudo correu bem, mas agora não consigo mais instalar o SafeSign, nem uma versão mais recente.
    O instalador não consegue registrar as dll do aplicativo.
    Descobri que o problema é que o windows não consegue localizar as bibliotecas api-ms-win-core…
    E não consigo resolver isso com o DISM.
    O comando DISM /Online /Cleanp-Image /RestoreHealth não consegue baixar os arquivos do Windows Update e não tenho nenhuma /Source para informar.
    O que eu faço?
    Desinstalo essa atualização?
    Criei um pendrive com o MediaCreationTool. Ele pode ajudar em alguma coisa?
    Fazer uma instalação limpa do Windows não é uma boa alternativa para mim. Meu uso é profissional e reinstalar e reconfigurar tudo o que eu tenho levaria semanas…
    Tem alguam sugestão para resolver esse problema?
    Grato,
    Eduardo.

    • Olá Eduardo,

      Já experimentou instalar a versão 32 bits do SafeSign e verificar se funciona? Existem outros utilizadores que reportam o mesmo problema mas na versão 64 bits. A ser uma incompatibilidade com a versão 1511, recomendo que contacte o desenvolvedor do SafeSign para reportar essa mesma incompatibilidade.

      Se não houver uma solução por parte do developer do Safesign, poderá tentar fazer um refresh à versão 1511 mas terá sempre que reinstalar os seus pogramas posteriormente.

      Em ultimo caso, poderá voltar para a versão 10240 e quando existir uma versão do safesign compatível com a versão 1511, volta a instalar a atualização.

      Cumprimentos,

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s