IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Contribua para o Projecto Folding@Home de forma segura através do Windows Sandbox no Windows 10

Deixe um comentário

win10-logoA Microsoft disponibilizou recentemente no GitHub um script PowerShell que permite a qualquer utilizador contribuir com ciclos de CPU/GPU para o projeto Folding@Home, executando a respectiva aplicação no Windows Sandbox.

Para quem não conhece, o Folding@Home é um projecto de computação distribuída que permite a qualquer pessoa doar recursos de CPU ou GPU para a simulação do Enovelamento de proteínas (Proteins Folding) usado na investigação de doenças, novos tratamentos, entre outros.

A elevada participação das comunidades nos projetos de investigação Covid-19 criados pelo Folding@Home, tem levado a um aumento da propagação de malware através de emails de Phishing que promovem a utilização de falsas aplicações associadas ao projeto.

A utilização do script fornecido pela Microsoft vai permitir executar a aplicação do Folding@Home num ambiente virtualizado, minimizando assim os riscos de infecção do dispositivo físico do utilizador.

Os utilizadores que pretendam contribuir para o projecto através do Windows Sandbox, deverão seguir os seguintes passos:

O primeiro passo é aceder à página Windows-Sandbox-Utilities no GitHub e fazer o download do install_folding_sandbox_on_host.ps1.

Em seguida, vamos abrir uma janela da PowerShell com privilégios de administrador e executar o seguinte comando para fazer o setup do Windows Sandbox e executar a aplicação Folding@Home:

Powershell.exe -ExecutionPolicy Bypass -File .\install_folding_sandbox_on_host.ps1

Por omissão, o script adiciona o utilizador à equipa Windows_Sandbox Folding@Home de forma anónima. Se pretender ver o seu nome real adicionado ao projecto, deverá antes executar o seguinte comando:

Powershell.exe -ExecutionPolicy Bypass -File .\install_folding_sandbox_on_host.ps1 -username [nome utilizador]Depois de executado, o script vai seguir os seguintes passos:

  • Verificar se o Windows Sandbox está instalado e caso contrário, proceder à sua instalação. Os utilizadores deverão executar o Windows 10 Pro ou Enterprise Build 18362 ou posterior.
  • Fazer o download da versão mais recente do instalador do Folding@Home.
  • Gerar um ficheiro de configuração para o Folding@Home. Este ficheiro contém as configurações necessárias para iniciar de imediato o Folding@Home no Windows Sandbox e adicionar o utilizador à respetiva equipa.
  • Criar o script init.cmd para ser executado na Sandbox. Este irá executar o programa do Folding@Home no modo silencioso e criar a respetiva directoria temporária.
  • Gerar o ficheiro de configuração (fah_sandbox.wsb) do Windows Sandbox. A pasta que contém o instalador e ficheiro de configuração será mapeada apenas como leitura na Sandbox. O ficheiro init.cmd será definido como script de login a ser executado logo após o arranque da Sandbox.
  • Iniciar o Windows Sandbox através do ficheiro fah_sandbox.wsb. O ficheiro estará localizado em C:\Users\nome_utilizador\fah_conf.

Depois do script concluir os passos anteriores, a Sandbox será executada e a aplicação do Folding@Home iniciada, como ilustra a imagem seguinte:Nota: Devido ao número elevado de acessos aos servidores do Folding@Home, poderá demorar algum tempo até que uma slot seja disponibilizada ao nosso utilizador. Caso isso se verifique, a aplicação deverá ficar em execução até que seja atribuída uma.

O progresso das suas contribuições poderá ser acompanhado na página da equipa windows_sandbox Folding@Home.Quando o Windows Sandbox for fechado, a directoria de trabalho do Folding@Home será eliminada.

Para continuar a contribuir para o projecto, basta executar novamente o script PowerShell.

Mais informações: GitHubFolding@Home Covid-19

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016) | Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team) | MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook) | Member of the Microsoft Virtual Academy (MVA) Founders Club

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.