IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como alterar o motor de pesquisa no Microsoft Edge Preview (Chromium)

Deixe um comentário

guias_itonlineA Microsoft disponibiliza atualizações diárias para os utilizadores que optaram por instalar o Microsoft Edge Preview Canary. Esta cadência de lançamento de novas builds permite estar sempre a par de novas funcionalidades.

Desde o seu lançamento e durante as primeiras atualizações, o Edge usou apenas o Bing como motor de pesquisa por omissão na barra de endereços. Com o lançamento da Build 127, a Microsoft adicionou mais alguns motores de pesquisa ao browser e onde se incluem os conhecidos Google e DuckDuckGo.

Com esta novidade vem também a possibilidade de alterar o motor de pesquisa usado por omissão, assim como a possibilidade de adicionar novos serviços.

Vejamos então nos passos seguintes como fazer esta personalização no Edge Chromium (Canary e Dev):

Vamos abrir o Edge, clicar no ícone em Settings and more (…) e depois em Settings.No painel esquerdo vamos clicar em Privacy and services e no painel direito, vamos clicar em Address bar.Na página da barra de endereços, vamos clicar na drop down list e selecionar o motor de pesquisa pretendido.O novo motor de pesquisa fica imediatamente definido por omissão, não sendo por isso reiniciar o browser.Caso o motor de pesquisa não exista na lista, podemos adicionar o mesmo manualmente.

Para isso vamos aceder a Settings > Privacy and services > Address bar e clicar em Manage search engines.Nas definições da barra de endereços, vamos clicar no botão Add.Na caixa de diálogo, vamos inserir o nome do motor de pesquisa, inserir uma keyword e a URL do mesmo.

Para este exemplo usei o nome “Google”, a keyword “gl” e a URL “https://www.google.com/search?q=%s”.Depois de preencher todos os campos, vamos clicar no botão Add para registar o motor de pesquisa no browser.

Depois de adicionar o novo motor de pesquisa, podemos de imediato defini-lo como o usado por omissão no Microsoft Edge.

Para isso vamos aceder a Settings > Privacy and services > Address bar e clicar em Manage search engines.Na página das definições, vamos escolher o motor de pesquisa, clicar no ícone More Actions (…) e depois selecionar a opção Make default.O novo motor de pesquisa fica imediatamente definido por omissão, não sendo por isso reiniciar o browser.

Nas mesmas opções é ainda possível editar a informação dos motores de pesquisa ou fazer a sua eliminação.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016) | Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team) | MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook) | Member of the Microsoft Virtual Academy (MVA) Founders Club

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.