IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft anuncia mudanças significativas no Windows Update com o lançamento do Windows 10 May 2019 Update

3 comentários

win10-logoA Microsoft anunciou ontem no Windows Blog que a próxima grande atualização do Windows 10, a V1903, será disponibilizada no final do mês de maio e trará alterações significativas no Windows Update para controlo da instalação das atualizações.

Para que a qualidade da versão final do Windows 10 May 2019 Update seja a melhor, a Microsoft irá numa primeira fase disponibilizar a nova atualização para os Insiders registados na Release Ring. A decisão de manter a V1903 mais tempo em testes neste Ring irá evitar que problemas mais sérios não sejam detetados antes da disponibilização geral, à semelhança do que aconteceu com o Windows 10 October 2018 Update e que culminou na sua suspensão.

Assim, os participantes do Windows Insider Program que executem o Windows 10 V1803 ou superior e que possuam os seus PCs registados na Release Ring, poderão obter já na próxima semana o Windows 10 V1903.

No que toca à disponibilização geral do Windows 10 May 2019 Update, a Microsoft refere que os utilizadores que executem versões suportadas do Windows 10 poderão no final de maio procurar a atualização manualmente no Windows Update. Caso a atualização esteja disponível, o Windows Update mostrará uma notificação mas caberá ao utilizador decidir se pretende fazer de imediato o download e instalação da mesma.

À semelhança do que se verificou em atualizações anteriores, a Microsoft iniciará a distribuição da V1903 de forma faseada para todos os dispositivos com o Windows 10 V1803 e anteriores cujos dados recolhidos através da telemetria indiquem que a experiência de atualização dos mesmos irá decorrer sem quaisquer incidentes.

As empresas poderão também no final do mês de maio iniciar o processo de deployment direcionado do Windows 10 May 2019 Update, altura em que inicia o período de 18 meses de suporte da V1903 no SAC (Semi-Annual Channel). A recomendação às equipas de IT é que iniciem nesta altura a validação de compatibilidade da V1903 com aplicações, dispositivos e infraestruturas antes da sua distribuição alargada.

Na mesma altura, o Windows 10 V1903 será disponibilizado no Volume Licensing Service Center, Windows Update for Business e Windows Server Update Services (WSUS).

Com a disponibilização do Windows 10 May 2019 Update, surgem também algumas novidades e melhorias no Windows Update que devolvem ao utilizador mais algum controlo sobre a instalação de Feature e Quality Updates (mensais).

Umas das alterações mais significativas é a introdução da opção “Download and Install now”.

Durante a distribuição de Feature Updates anteriores, o Windows Update iniciava a instalação da atualização de forma automática em todos os dispositivos onde os dados da telemetria recolhidos indicassem que estes eram compatíveis com a nova versão e que esta seria instalada sem problemas.

A partir da V1903, o Windows Update irá mostrar a opção “Download and Install now” quando uma nova Feature Update estiver disponível (ou quando o utilizador procurar manualmente por atualizações).Esta nova opção irá notificar o utilizador para a existência de uma nova Feature Update e recomendará a sua instalação. Depois caberá ao utilizador decidir quando deverá fazer o download e instalação da mesma. Se a versão em utilização estiver a chegar ao fim de suporte, o Windows Update irá então automaticamente iniciar a instalação da Feature Update mais recente para que o dispositivo continue a manter o suporte para receber mensalmente as atualizações cumulativas.

A opção “Download and Install now” será igualmente disponibilizada para o Windows 10 V1803 e V1809 no final de maio.

Outra novidade é possibilidade de pausar as atualizações. Esta nova opção vai estar disponível em todas as edições do Windows 10 V1903, incluído a edição Home.

Com esta nova opção, os utilizadores passarão a ter mais controlo sobre a altura em pretendem instalar uma nova atualização. Esta pode ser usada para pausar a instalação de uma nova versão do Windows 10 ou das atualizações cumulativas mensais.Estas pausas podem ser efetuadas até 35 dias, sendo que o utilizador pode ativar a pausa por 7 dias até um máximo de 5 vezes. No final dos 35 dias, o utilizador terá obrigatoriamente que fazer a instalação das atualizações pendentes, antes de poder iniciar um novo ciclo de pausas.

As horas de atividade receberam também algumas melhorias. Esta funcionalidade foi introduzida inicialmente no Windows 10 Anniversary Update e atualmente depende da configuração manual do período no qual não irá instalar atualizações e reiniciar para concluir o processo.

Regra real, os utilizadores optam por definir manualmente o horário associado ao maior período de trabalho: entre as 9h00 e as 19h.

A partir de agora, os utilizadores poderão igualmente permitir que o Windows Update faça a gestão inteligente das horas de atividade, como base nos padrões de utilização do equipamento.Estas novidades incluem ainda melhorias na orquestração dos Updates. Este recurso irá melhorar a responsividade do sistema ao coordenar de forma inteligente as atualizações do Windows Update e da Microsoft Store, fazendo com que estas ocorram apenas quando os utilizadores não estiverem a usar os dispositivos, minimizando assim eventuais interrupções.

Para além das novidades referidas anteriormente, a Microsoft anunciou que irá no final do mês de abril lançar o site Windows Release Health Dashboard, uma versão melhorada do Windows 10 Update History.Este novo site tem como base os princípios de transparência da Microsoft e permitirá aos utilizadores consultar em tempo quase real o status do rollout e os problemas conhecidos que estejam em fase de resolução ou já resolvidos. Estas informações serão disponibilizadas para as Feature Updates e para as atualizações cumulativas mensais.

As melhorias nos sistemas de Linguagem Natural (NLP) e Machine Learning vão permitir também que os problemas categorizados como altamente severos, sejam priorizados para investigação e analise por parte das equipas de engenharia.

O lançamento de uma nova versão do Windows 10 trás sempre algum entusiamo por causa das novas funcionalidades, contudo, a decisão de permitir aos utilizadores um maior controlo sobre a instalação das atualizações, será talvez a maior novidade da V1903 desde o lançamento do Windows 10.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016) | Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team) | MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook) | Member of the Microsoft Virtual Academy (MVA) Founders Club

3 thoughts on “Microsoft anuncia mudanças significativas no Windows Update com o lançamento do Windows 10 May 2019 Update

  1. gostei de saber que podemos escolher quando queremos fazer a actualização , boas noticias , agora só falta é a microsoft restaurar a confiança de muitos consumidores , espero que desta corra tudo bem ….

  2. Pingback: Microsoft disponibiliza preview publica do Windows Release Health Dashboard | IT - online

  3. Pingback: Windows 10 May 2019 Update já está disponivel na Release Ring | IT - online

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.