IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como analisar e corrigir erros nas drives no Windows 10

1 Comentário

guias_itonlineAnalisar esporadicamente o estado das drives, seja automaticamente pelas ferramentas de Segurança e Manutenção ou manualmente através das ferramentas de verificação do disco, pode ajudar a resolver problemas pontuais na performance que são causados muitas vezes por shutdowns incorretos, corrupção de ficheiros do sistema, setores danificados ou danos físicos.

No Windows 10, podemos usar diferentes métodos para fazer a analise e correção de erros nos discos, recorrendo sempre às ferramentas disponibilizadas nativamente pelo sistema operativo.

Vejamos então como nos passos seguintes. Como é habitual nestes casos, devemos usar uma conta de utilizador que possua privilégios de administrador.

Verificar o estado das drives na Segurança e Manutenção

Uma forma rápida de verificar o status das drives é consultando eventuais mensagens de erros registadas na Segurança e Manutenção.

Para isso, vamos aceder ao Control Panel e clicar em Security and Maintenance.Em seguida, vamos expandir a opção Maintenance e em “Drive Status” verificar qual o estado atual das drives. Caso existam problemas, será apresentada uma lista com os erros identificados e uma opção para iniciar o scan ao disco.Verificar erros através das Ferramentas do Disco

Vamos abrir o File Explorer (Win + E), clicar com o botão direito do rato no disco e selecionar “Properties”.Vamos clicar no separador Tools e depois em “Error checking”, vamos clicar no botão “Check”.Em seguida, podemos fazer uma verificação preventiva ou iniciar a reparação da drive, caso tenham sido identificados erros.Depois de escolher a opção pretendia, a ferramenta vai iniciar a verificação ao disco. A analise poderá demorar algum tempo para concluir, dependendo do tamanho da drive.Quando o scan terminar, podemos clicar em “Show details” para ver o log completo da análise ou simplesmente clicar em “Close” para fechar a janela. Na presença de erros, podemos optar por corrigir os mesmos imediatamente ou agendar a sua correção para próxima vez que o PC reiniciar.Verificar erros no Disco via PowerShell

Para verificar erros no disco através da PowerShell, vamos usar o cmdlet “Repair-Volume”.

Vamos abrir uma janela da PowerShell com privilégios de administrador (Win + X > Windows PowerShell (admin)).

Em seguida, vamos usar uma das seguintes opções:

Para fazer um scan rápido sem correção de erros, vamos escrever o seguinte comando seguido de Enter: Repair-Volume -DriveLetter C -Scan (substituir a letra da drive de acordo com o pretendido)O parâmetro Scan é o equivalente ao chkdsk /scan e vai apenas analisar o disco. Todos os erros encontrados são adicionados ao ficheiro de sistema $corrupt.

Para fazer um scan e reparação dos erros, vamos escrever o seguinte comando seguido de Enter: Repair-Volume -DriveLetter C (substituir a letra da drive de acordo com o pretendido)Este comando é o mais usado na análise e correção de erros e o equivalente ao chkdsk /f.

Para fazer um scan e reparação dos erros offline, vamos escrever o seguinte comando seguido de Enter: Repair-Volume -DriveLetter C -OfflineScanAndFix (substituir a letra da drive de acordo com o pretendido)O parâmetro OfflineScanAndFix coloca o volume offline antes da análise e correção dos erros. O mesmo é equivalente ao comando chkdsk /f /offlinescanandfix.

Para fazer apenas a reparação dos erros offline, vamos escrever o seguinte comando seguido de Enter: Repair-Volume -DriveLetter C -SpotFix (substituir a letra da drive de acordo com o pretendido)O parâmetro SpotFix coloca temporariamente o volume offline antes de corrigir apenas os erros que estão registados no ficheiro $corrupt. O mesmo é equivalente ao chkdsk /spotfix.

Depois de executar o cmdlet pretendido, podemos fechar a janela da PowerShell.

Verificar erros no Disco via Command Prompt

A linha de comandos é efetivamente a mais usada na verificação de erros nos discos. Para tal, vamos usar o comando CHKDSK.

Vamos abrir uma janela da linha de comandos com privilégios de administrador.

Em seguida, vamos usar uma das seguintes opções:

Para fazer um scan e reparação dos erros, vamos escrever o seguinte comando seguido de Enter: chkdsk C: /f (substituir a letra da drive de acordo com o pretendido)Para fazer um scan e reparação dos erros offline, vamos escrever o seguinte comando seguido de Enter: chkdsk C: /f /offlinescanandfix (substituir a letra da drive de acordo com o pretendido)No caso do scan offline, o mesmo será realizado da próxima vez que o PC reiniciar, conforme ilustra a imagem seguinte.Dica: Para aceder à lista completa de parâmetros que poderá usar com o CHKDSK, escreva chkdsk /? na janela da linha de comandos.Agora que conhecemos 4 métodos diferentes, basta escolher o que considerarmos mais pratico.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016) | Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team) | MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook) | Member of the Microsoft Virtual Academy (MVA) Founders Club

One thought on “Guias IT-online: Como analisar e corrigir erros nas drives no Windows 10

  1. Pingback: Guias IT-online: Como consultar os logs do Check Disk no Visualizador de Eventos do Windows 10 | IT - online

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.