IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como ativar a proteção de pastas do Windows 10 no OneDrive

Deixe um comentário

guias_itonlineO OneDrive recebeu recentemente uma nova funcionalidade chamada “Folder Protection” que permite aos utilizadores sincronizar pastas especificas do Windows 10 (Desktop, Pictures e Documents) para a cloud da Microsoft. Para além de garantir uma proteção adicional contra vírus e ransomware, este novo recurso permite disponibilizar as pastas sincronizadas com todos os dispositivos que partilhem a mesma MSA.

Disponível inicialmente para clientes empresariais com o nome “Known Folder Move (KFM)”, o Folder Protection está agora a ser disponibilizado gradualmente a todos os utilizadores que possuam contas pessoais do OneDrive.

Vejamos então nos passos seguintes como ativar o Folder Protection no OneDrive.

Vamos começar por clicar no ícone do OneDrive na barra de tarefas, clicar em “More” e depois em “Settings”.No separador Auto Save, vamos na opção “Protect your important folders” clicar no botão “Update folders”.Nota: Caso não tenha esta opção disponivel, guarde alguns dias para que o cliente OneDrive seja atualizado.

Depois de clicar no botão, o OneDrive vai analisar a quantidade de ficheiros existentes nas pastas Desktop, Pictures e Documents.Na janela seguinte, vamos selecionar as pastas que queremos sincroniza automaticamente com o OneDrive. Depois deste passo, vamos clicar no botão “Start Protection”.Nota: Caso a pasta Documents possua ficheiros do Outlook (.pst) ou ficheiros do OneNote (.one, .onepkg, .onetoc e .onetoc2) que não estejam previamente armazenados no OneDrive, a sincronização automática não será feita e estes ficheiros terão que ser movidos antes do processo iniciar.A proteção da pasta é então iniciada e os ficheiros enviados para a cloud.Dependendo do tamanho das mesmas, poderá demorar alguns minutos até estar concluída. Para ver o estado do upload, podemos clicar no botão “View sync progress”.Depois de terminar a sincronização, iremos ver o link “Where are my files” com ícone do OneDrive em cada uma das pastas selecionadas. Ao clicar no link, somos redirecionados para a pasta correspondente dentro do OneDrive.Se pretendermos remover a proteção a uma pasta, podemos atualizar as configurações acedendo novamente a Settings > Auto Save > Update folders.

Na pasta, vamos clicar no link “Stop Protection”.Em seguida, vamos clicar novamente no botão “Stop protection” para confirmar a opção.Depois de terminar a proteção, todas as pastas continuarão no OneDrive e os novos ficheiros serão guardados dentro de uma pasta não sincronizada. Se pretendermos, podemos mover novamente todos os ficheiros do OneDrive para a sua pasta de origem.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016) | Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team) | MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook) | Member of the Microsoft Virtual Academy (MVA) Founders Club

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.