IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft disponibiliza o Windows 10 Insider Preview Build 16257 para PC e 15237 para Mobile

Deixe um comentário

win10-logoA Microsoft anunciou ontem via Windows Blog, a disponibilização de uma nova Build do Windows 10 para PC  e Mobile via Fast Ring, no âmbito do Windows Insider Program.

A Build 16257 trás as habituais correções de bugs identificados na Build anterior, nomeadamente os problemas nas definições da rede que em alguns casos eram reiniciadas, os problemas no Windows Search Service que faziam com que o File Explorer ficasse bloqueado, os problemas associados ao Storage Spaces, os problemas na utilização correta do Narrador no Microsoft Edge, entre outras.

Da lista de funcionalidades, a Microsoft começa por destacar as novidades relacionadas com a Acessibilidade, nomeadamente a introdução do Eye Control (beta).

Este novo recurso vai permitir aos utilizadores portadores de deficiência, controlar os seus equipamentos através dos olhos. Para utilizar o Eye Control, os utilizadores terão que possuir uma peça de hardware chamada Tobii Eye Tracker 4C, desenvolvida especificamente para detetar os movimentos dos olhos e traduzir os mesmos em ações no PC.

Para além deste modelo, o Eye Control vai suportar brevemente o Tobii Dynavox PCEye Mini, PCEyePlus, EyeMobile Plus e I-series.

Depois de instalar o acessório, os utilizadores poderão ativar o Eye Control acedendo a Settings > Ease of Access > Other Options > Eye control.Depois de ativar a opção, o Eye Control vai disponibilizar um launchpad no ecrã. Através deste é possível aceder ao recurso Text-to-Speech, Teclado Virtual, Rato e reposicionamento do UI.

Para interagir com esta interface, o utilizador deverá olhar para um qualquer ponto do mesmo até que um botão seja ativado. Quando a visão está fixada num determinado elemento, é mostrado um indicador visual.Para controlar o rato, os utilizadores deverão selecionar o mesmo no launchpad, posicionar os olhos na localização pretendida, ajustar a posição e selecionar a respetiva ação, como ilustra a imagem seguinte:A ativação do teclado é feita da mesma forma. O layout suportado por agora é unicamente EN-US. Os utilizadores podem também usar a escrita rápida fornecida pela opção “shape-writing”. Para ativar a mesma, deverá ser usada a tecla FN.A opção Text-to-Speech pode ser também utilizada pelos portadores de deficiência. Para isso, deverão aceder à opção disponível no launchpad e utilizar o teclado virtual para escrever as frases que serão depois lidas em voz alta.

As opções do Eye Control estão acessíveis através da tecla FN.A Microsoft nesta build fez também mais algumas melhorias e correções de bugs no Microsoft Edge, e introduziu um novo visual com base no Microsoft Fluent Design System.A Consola do Windows recebeu mais opções de cores, culminado assim no suporte completo a cores RGB 24 bits.Funcionalidades de Input e o Windows Defender Application Guard (WDAG) foram igualmente objeto de correções.

A Microsoft refere também que os Windows Insiders que participam também no Office Insider Program podem a partir de agora inserir objetos 3D Word, Excel e PowerPoint.

Da lista de bugs já identificados nesta Build, a Microsoft faz referência a um problema que pode afetar os níveis de transparência do Start Menu, Action Center e Notificações. Ainda em relação à Notificações, o numero de notificações visíveis pode não coincidir com o numero real de notificações por ler. Durante a instalação ou atualização de apps via Windows Store, poderá ocorrer o erro 80070057.

Os workarounds para estes problemas podem ler lidos no respetivo changelog.

Build 15237 do Windows 10 Mobile trás correções de bugs identificados na build anterior e melhorias na aplicação Field Medic Store.

A lista de bugs já identificados refere o erro 80070057 durante a atualização ou instalação de Apps via Windows Store, e também o erro 8007000B quando o utilizador tenta atualizar uma aplicação instalada no cartão SD.

Poderá saber mais detalhes sobre estas Builds no Windows Blog.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s