IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como desinstalar atualizações no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineEm regra geral, a Microsoft disponibiliza 2 vezes por mês via Windows Update, atualizações cumulativas que pretendem melhorar a estabilidade, performance e a segurança do sistema operativo. Apesar do objetivo destas atualizações ser resolver problemas, pode acontecer pontualmente que alguma delas afete a estabilidade do sistema operativo ou do hardware. Nestes casos e enquanto não surge uma nova versão, a solução temporária é proceder à desinstalação da atualização problemática.

No Windows 10, este processo é muito simples e pode ser feito em três locais diferentes. Vejamos como:

Nota: Para executar estes passos terá que usar uma conta com privilégios de administrador:

Painel de Controlo:

Vamos abrir o Painel de Controlo e clicar em “Programas e funcionalidades”.No lado esquerdo, vamos clicar na opção “Ver atualizações instaladas”.No ecrã “Desinstalar uma atualização”, vamos selecionar o KB a remover e clicar em “Desinstalar”.Definições:

Vamos abrir as Definições (Win + I) e clicar em “Atualizar e segurança”.No painel esquerdo vamos clicar em “Windows Update” e no painel direito em “Histórico de atualizações”.Na página de histórico, vamos clicar na opção “ Desinstalar atualizações”.No ecrã “Desinstalar uma atualização”, vamos selecionar o KB a remover e clicar em “Desinstalar”.Linha de Comandos:

O Windows 10 possui uma ferramenta especial que permite instalar/desinstalar atualizações via Linha de Comandos. O Wusa pode ser utilizado em diversos cenários de automatização, como por exemplo a instalação de atualizações via ficheiros batch.

Dica: para saber mais sobre a sintaxe do Wusa escreva o seguinte comando: wusa /?

Para desinstalar uma atualização através do Wusa, vamos abrir uma janela da linha de comandos com privilégios de administrador e escrever o seguinte comando seguido de Enter:

wusa /uninstall /kb:”ID da atualização”No ID da atualização, vamos colocar o numero do KB a remover, por exemplo 4022405.

Dica: para obter uma lista de todas as atualizações instaladas e respetivos IDs, escreva o seguinte comando: wmic qfe list brief /format:tableDepois de desinstalar a atualização, vamos reiniciar o PC para que o processo seja concluído.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016) | Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team) | MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook) | Member of the Microsoft Virtual Academy (MVA) Founders Club

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s