IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft anuncia novidades na Acessibilidade do Windows 10 Fall Creators Update

1 Comentário

win10-logoA Microsoft anunciou via blog da Acessibilidade, alguma das novidades que a próxima grande atualização do Windows 10 – o Fall Creators Update – irá trazer aos utilizadores com necessidades especiais.

O compromisso da Microsoft em melhorar a acessibilidade no Windows teve inicio no Anniversary Update, sendo introduzidas funcionalidades especificas no Microsoft Edge, Windows Mail, Narrator, Cortana, Microsoft Store, entre outras.

Este trabalho continuará no Fall Creators Update onde serão esperadas as seguintes novidades (algumas delas disponíveis brevemente via Windows Insider Program):

Narrador

Modo aprendizagem do dispositivo – O Narrador poderá enviar determinados comandos através do teclado, ecrã touch ou braile e receber feedback sobre o que o comando faz mas sem que o mesmo seja executado.

Melhorias na usabilidade – O Narrador incluirá um Scan Mode para ler informações provenientes de apps como se estiver a ler uma página Web, e irá ler comandos de forma mais precisa e consistente. Um dos objetivos da Microsoft será unificar o modelo de interação do Narrador para que a experiencia de utilização seja igual em Apps e páginas Web.

Melhorias no Braille – Os utilizadores poderão através do Narrador ler e digitar utilizando diferentes traduções. Atalhos de teclado como ALT + TAB ou CTRL + B passarão a estar igualmente acessíveis.

Descrições de imagens geradas automaticamente – O Narrador do Fall Creators Update poderá recorrer a inteligência artificial para gerar descrições de forma automática para imagens que não possuem textos alternativos. Uma das formas para conseguir este resultado passará por extrair textos das imagens utilizando o  reconhecimento ótico de caracteres (OCR).

Para os utilizadores com dificuldades visuais, serão incluídas as seguintes melhorias:

Lupa – A Lupa no desktop irá seguir o mesmo foco do Narrador, o que facilitará a utilização destes em simultâneo. Serão ainda incluídas novas opções, com destaque para a suavização de fontes e imagens.

Filtros de Cores – O Fall Creators Update irá incluir filtros de cores, incluindo alguns desenvolvidos especificamente para pessoas daltónicas, o que ajudará por exemplo a diferenciar melhor os vermelhos e os verdes.

A Microsoft pretende incluir nesta atualização melhorias na Leitura e Escrita, nomeadamente através da expansão das ferramentas de aprendizagem do Microsoft Edge também às páginas Web, e do suporte da lingua inglesa quando utilizada em teclados físicos na predição de textos.

A Microsoft referiu também neste anuncio que os utilizadores portadores de necessidades especiais que adquiram equipamentos com o Windows 10 S pré-instalado, poderão fazer a atualização para o Windows 10 Pro sem qualquer custo.

Mais informações: Microsoft Accessibility.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016) | Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team) | MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook) | Member of the Microsoft Virtual Academy (MVA) Founders Club

One thought on “Microsoft anuncia novidades na Acessibilidade do Windows 10 Fall Creators Update

  1. Pingback: Guias IT-online: Como ativar e configurar os Filtros de Cores no Windows 10 Build 16215 | IT - online

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s