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Guias IT-online: Como ativar e configurar a Luz Noturna no Windows 10 Creators Update

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guias_itonlineA luz azul que emana dos nossos PC é, segundo alguns estudos recentes sobre a qualidade do sono, uma das principais causas para uma noite mal dormida. O nosso cérebro recebe esta informação como se de luz do dia se tratasse e inibe a produção da melatonina, uma hormona essencial que ajuda a regular os ciclos do sono.

Para ajudar a minimizar estes efeitos, a Microsoft introduziu no Creators Update a “Luz Noturna” (Night Light), uma nova definição que ajusta a quantidade de luz azul emitida pelo ecrã através da utilização de cores mais quentes.

Se já instalou o Creators Update, veja então nos próximos passos como ativar e configurar a Luz Noturna:

Vamos através da combinação de teclas “Win + I” abrir as Definições e clicar em “Sistema”.Na opção “Ecrã” vamos clicar em “Luz noturna” para fazer a sua ativação.Depois de ativar a opção, a Luz noturna vai usar as definições por omissão e indicar a que horas se liga/desliga automaticamente.Se pretendermos definir um horário diferente ou configurar outras opções disponíveis, clicamos em “Definições de Luz Noturna”.

Das opções disponíveis, podemos ativar manualmente a Luz Noturna, ajustar a temperatura da cor emitida pelo ecrã, agendar a ativação automática da Luz noturna através da opção “Pôr do Sol – Nascer do Sol” ou de acordo com um horário especifico.Para agendar um novo horário, vamos clicar em “Definir horas” e indicar a hora de inicio e a hora de fim. Depois de fazer esta configuração, o novos horários são assumidos de imediato não sendo necessário reiniciar o PC. Para além do agendamento automático e da possibilidade de ativar manualmente a Luz Noturna a partir das Definições, o Windows 10 disponibiliza ainda uma ação rápida para ativar esta funcionalidade.

Para isso, basta abrir o Centro de Ação através da combinação de teclas “Win +A” e clicar no ícone “Luz noturna” para ativar/desativar o mesmo. Como podem verificar, a ativação e configuração da Luz Noturna é muito simples e a sua utilização vai diminuir significativamente o cansaço visual e ajudar a melhorar os nossos ciclos do sono. Esta é sem dúvida, uma das minhas funcionalidades favoritas do Creators Update.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

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Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

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