IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Setup e configuração do Windows 10 Creators Update

2 comentários

guias_itonlineApós 8 meses de desenvolvimento, a Microsoft iniciou finalmente a distribuição da terceira “Feature Update” do Windows 10, numa primeira fase através do Update Assistant e do Media Creation Tool (MCT), e a uma escala mais global via Windows Update, a partir do próximo dia 11 de abril.

O Creators Update foi criado para potenciar a criatividade, transformar as ideias em realidade e permitir que qualquer utilizador possa deixar a sua marca no mundo. Para além do vasto leque de novas funcionalidades, esta atualização melhora a performance e segurança do Windows 10.

Os utilizadores que adquirirem um novo PC após 11 de abril, ou que entretanto façam uma instalação limpa do Windows 10 Creators Update através do MCT, vão encontrar um OOBE (Out of Box Experience) completamente redesenhado.

O OOBE surge logo após a primeira etapa do setup e é o local onde os utilizadores realizam as primeiras configurações do Windows 10, como a criação da conta de utilizador, a escolha da rede, o idioma, as definições de privacidade, entre outras.

Esta nova experiencia trás algo mais do que uma simples mudança visual. Desde logo e de forma mais transparente, os utilizadores podem modificar as opções de privacidade do Windows 10 e decidir que tipo de informação pretendem que seja partilhada, independentemente de o poderem fazer também após a conclusão da instalação através das definições.

Vejamos então como fazer o setup do Windows 10 Creators Update e ver estas novidades passo a passo.

Dica: Caso queira recordar como utilizar o “Media Creation Tool” consulte o Guia: Criar media de instalação do Windows 10, através do Windows Installation Media Creation Tool.

Assumindo que vamos fazer uma instalação limpa do Creators Update, depois de iniciarmos o PC através da media de instalação, vamos escolher o Idioma, Formato Hora/Moeda, layout do teclado e clicar em “Next”.Em seguida clicamos em “Install Now” e introduzimos a chave de produto. Se possuímos uma licença digital associada à Microsoft Account, deixamos o campo em branco e clicamos em “I don’t have a product key” para prosseguir com a instalação.Vamos escolher a edição do Windows 10 que pretendemos instalar e clicar em “Next”.Depois de aceitar os termos do licenciamento, vamos no tipo de instalação clicar em “Custom”.Após a seleção da partição onde queremos instalar o Windows, vamos clicar em “Next” para iniciar a instalação.No fim de todos os ficheiros copiados, as funcionalidades instaladas e o PC reiniciado (ou depois de ligar um novo PC com Windows 10 Creators Update pré-instalado), vamos então entrar no OOBE e começar com as configurações iniciais do Windows 10 Creators Update.O novo OOBE está dividido em 4 categorias distintas: Basics, Network, Account e Services. A receção inicial ao utilizador está a cargo da Cortana que, através de comandos de voz, nos guia durante os passos de setup seguintes. Esta opção está disponível dependendo da nossa localização, idioma e características de hardware.No ecrã “Basics”, vamos começar por escolher a “Region”.Em seguida, vamos escolher o “Keyboard layout ”.Se for necessário, os utilizadores podem instalar teclados diferentes.Depois desta configuração, vamos entrar na opção “Network”. Se for detetada uma ligação via “Ethernet”, o Windows 10 liga-se automaticamente e inicia a procura de atualizações adicionais. Se existirem redes wireless disponíveis, vamos clicar na que queremos utilizar e introduzir a respetiva password. Se não estiver disponível qualquer rede, o ecrã “Network” não é mostrado ao utilizador.Vamos agora entrar no ecrã “Account”. É neste local que vamos definir a conta de utilizador que vamos usar para iniciar sessão no PC e para gerir recursos. Como habitualmente, podemos optar por uma conta local ou pela Microsoft Account. Recordo novamente que a conta local é reduzida em termos de benefícios e não nos permite tirar partido de backup de definições e sincronização de Temas entre PCs, não permite a utilização de autenticação de 2 passos, entre outros. Se não for detetada uma ligação à Internet, então a conta local será a escolhida por omissão.

Como temos uma ligação à internet configurada, vamos então configurar o Windows 10 para iniciar sessão com uma Microsoft Account.

Vamos começar por introduzir o endereço de email associado à MSA e clicar em “Next”.Vamos introduzir a password e clicar novamente em “Next”. Após este passo e se a MSA estiver configurada com 2FA (two-factor authentication), será necessário fazer uma verificação de identidade através dos métodos habituais.Para além da password, o Windows 10 sugere ainda a criação de um PIN. Podemos fazer esta configuração imediatamente ou mais tarde acedendo a Settings > Accounts > Sign in options.Chegamos agora à ultima categoria, os Services. Aqui podemos configurar a Cortana (se disponível), o OneDrive e as opções de Privacidade do Windows 10.No que diz respeito à privacidade, por omissão estão ativas 5 opções. Definições como a “Location”, “Diagnostics” e “Speech Recognition” ajudam a melhorar a experiencia de utilização do Windows 10, já outras como “Relevant Ads” podem ser perfeitamente descartadas. Clicando em “Learn more”, temos acesso a mais informação sobre cada uma destas opções.Depois de finalizada a instalação, podemos rever estas e outras opções de privacidade acedendo a Settings > Privacy. Clicamos em “Accept” para guardar as nossas escolhas e prosseguir com os passos finais.

Para terminar, o Windows 10 valida as definições configuradas pelo utilizador, procura e instala novas atualizações via Windows Update e Windows Store.Por fim, resta-nos usufruir de todas as novidades do Creators Update.Para concluir, se for feito uma atualização “in-place” para o Creators Update a partir do Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10, o novo OOBE não é mostrado. Em vez disso, é apenas apresentada a informação sobre algumas das apps nativas que acompanham o Windows 10.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

2 thoughts on “Guias IT-online: Setup e configuração do Windows 10 Creators Update

  1. Como sempre de muita utilidade sim,muito intuitivo e simples linguajar que todos entendem,obrigado mais uma vez amigo.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s