IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como desativar temporariamente o ELAM (Early Launch Anti-malware) no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineDurante o desenvolvimento do Windows 8, a Microsoft introduziu uma série de mecanismos de segurança com o objetivo de proteger os utilizadores de novas ameaças. Recursos como o Secure Boot ajudam a proteger a configuração e os componentes do arranque do Windows, contra rootkits que se instalam muitas vezes na forma de drivers.

Para ajudar o kernel do Windows a identificar que drivers devem ser iniciados ou classificados como malware, o Secure Boot carrega em primeiro lugar um driver especial chamado ELAM (Early Launch Anti-malware). Se determinado driver for marcado como potencialmente perigo, o mesmo é excluído do boot.

Infelizmente, a exclusão de determinados tipos de drivers pode impedir que o sistema operativo arranque normalmente. Quando isto acontece, a única forma de iniciar o Windows para remover ou reinstalar o driver problemático, é desativando temporariamente a proteção anti-malware do ELAM.

Para desativar temporariamente o Early Launch Anti-malware no Windows 10 (ou no Windows 8.x), vamos seguir os seguintes passos:

Vamos começar por abrir o Menu Iniciar, clicar no botão Ligar/Desligar e em seguida, clicar na opção “Reiniciar” ao mesmo tempo que pressionamos a tecla SHIFT.Screenshot (4)Podemos em alternativa aceder a “Definições” (WIN + I), clicar na opção “Atualizar e segurança”, em seguida na opção “Recuperação” e no painel direito em “Arranque avançado”, clicar em “Reiniciar agora”.

Nota: Se o sistema operativo não conseguir iniciar de todo, poderão usar o MCT para aceder à resolução de problemas do Windows 10. Para criar uma Pen ou DVD, poderão seguir o Guias IT-online: Criar media de instalação do Windows 10, através do Windows Installation Media Creation Tool

Depois de reiniciar, será mostrado o Menu de arranque avançado. Vamos clicar na opção “Resolução de Problemas”.Screenshot (5)Em seguida, vamos clicar em “Opções avançadas”.Screenshot (6)No ecrã seguinte, vamos clicar na opção “Definições Arranque”.Screenshot (7)No passo seguinte, vamos clicar no botão “Reiniciar” e aguardamos que o PC seja reiniciado.Screenshot (8)Depois de reiniciar, no ecrã das Definições Arranque vamos pressionar a tecla F8 para inativar o ELAM.screenshot-9PC será reiniciado com a proteção anti-malware desligada temporariamente para que nos seja então possível resolver o problema com o driver. Quando o PC voltar a reiniciar, o ELAM é novamente ativado.

Caso seja necessário, os utilizadores poderão inativar permanentemente o ELAM através da linha de comandos, embora não seja recomendado manter a proteção desligada por longos períodos de tempo.

Para isso, vamos abrir uma janela da linha de comandos com privilégios de administrador e escrever o seguinte comando seguido de “Enter”:

bcdedit /set {current} disableelamdrivers yes6Depois de executar o comando, vamos reiniciar o PC.

Para voltar a fazer a sua ativação, vamos escrever o seguinte comando seguido de “Enter”:

bcdedit /set {current} disableelamdrivers no7Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s