IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como capturar uma região do ecrã no Windows 10 (Build 15002 ou superior)

Deixe um comentário

guias_itonlineA forma como fazemos capturas de ecrã no Windows tem vindo a evoluir de forma natural ao longo das versões do sistema operativo. Quando surgiu pela primeira vez no Windows 95, a captura era feita através da tecla “PrintScreen” e tinha que ser colada numa aplicação como o Paint ou Wordpad porque a mesma não era gravada por omissão num ficheiro. No Windows 8, a Microsoft atualiza esta funcionalidade e sempre que era usada a nova combinação de teclas “Win + Printscreen”, a captura do ecrã era guardada de forma automática num ficheiro .png na pasta “%userprofile%\Pictures\Screenshots”.

No Windows 10, continuamos a ter possibilidade de fazer captura de ecrãs rapidamente e sem recorrer a ferramentas de terceiros, utilizado os atalhos referidos anteriormente ou usando aplicações nativas como a Ferramenta de Recorte.screenshot-102Com o lançamento do Windows 10 Build 15002 (Creators Update), a Microsoft anuncia uma nova combinação de teclas como complemento às já existentes e que permite capturar qualquer região do ecrã para o clipboard. Vejamos como:

Vamos começar por pressionar as teclas “WIN + SHIFT + S” e aguardar que no ecrã surja um cursor em forma de +.screenshot-99Em seguida, vamos selecionar a área do ecrã que queremos capturar. Ao soltar o cursor, a captura é feita e mantida no clipboard.screenshot-100Depois deste passo, podemos gravar a imagem utilizando um qualquer editor de imagens, ou cola-la diretamente num documento de texto ou email.screenshot-101Esta é sem dúvida uma melhoria muito bem-vinda e espero que até ao lançamento da versão final do Windows 10 Creators Update, a Microsoft pondere a possibilidade deste tipo de captura ser guardada também automaticamente na pasta “Screenshots”.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s