IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como transferir ficheiros bloqueados pelo Microsoft Edge

Deixe um comentário

guias_itonlineUma das opções de segurança que o Microsoft Edge oferece aos utilizadores do Windows 10 é o Filtro SmartScreen. Este filtro e tal como acontece com o Internet Explorer 11, deteta e bloqueia todos os sites ou downloads potencialmente perigosos, depois do endereço ou nome do ficheiro ser enviado para os servidores da Microsoft e comparado com a informação existente sobre sites reportados como eventuais ameaças.

Se o SmartScreen determinar que um site é potencialmente malicioso, é então mostrado um aviso vermelho e o conteúdo é bloqueado no Edge e no Internet Explorer.smartscreen-2No caso dos downloads, a caixa de diálogo apresenta a mensagem “este ficheiro não é seguro para transferência e foi bloqueado pelo filtro SmartScreen” e o mesmo é interrompido.captura-de-ecra-12Se por um lado estas medidas previnem a instalação de software malicioso, por outro lado podem também ainda que esporadicamente, bloquear downloads que sabemos serem de fontes fidedignas. Quando isto acontece, podemos optar por desbloquear o download sem que seja necessário inativa o Filtro SmartScreen.

Vejamos então como:

Nota: Use apenas este método se tiver a certeza que o download que vai desbloquear é de facto seguro. Em caso de dúvidas ou se não tiver forma de analisar o URL num serviço como o VirusTotal, não faça o desbloqueio!

Depois do SmartScreen bloquear o download e mostrar a mensagem “este ficheiro não é seguro para transferência e foi bloqueado pelo filtro SmartScreen”, vamos clicar no botão “Ver Transferências” para expandir a aba “Transferências”.captura-de-ecra-12Na aba “Transferências”, vamos clicar com o botão direito no executável bloqueado e em seguida, clicar na opção “Transferir ficheiro não seguro”.captura-de-ecra-1Depois deste passo, o download é feito para a localização por omissão. Caso o mesmo não seja executado automaticamente, podemos clicar novamente com o botão direito no download em questão e selecionar a opção “Executar mesmo assim”. Opcionalmente, podemos reportar a transferência como segura para que futuramente passe no Filtro SmartScreen.captura-de-ecra-15Como referi inicialmente, se o download for feito de um site que nunca visitou ou que possa suscitar dúvidas, não faça o desbloqueio do mesmo.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Anúncios

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016) | Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team) | MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook) | Member of the Microsoft Virtual Academy (MVA) Founders Club

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s