IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como criar uma conta Convidado a partir da linha de comandos no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineEmbora possa acontecer com pouca frequência, todos nós já tivemos que ceder o nosso PC a alguém que nos visita e que necessita fazer uma consulta rápida na Web ou ao email. Para estes casos temporários e para que não haja uma consulta inadvertida da nossa informação pessoal, em vez de dar acesso através da nossa conta de utilizador, podemos dar acesso ao PC através de uma conta “Convidado” e que em regra possui algumas restrições.

Durante muitos anos, o Windows disponibilizou nativamente a conta “Convidado” para servir estes cenários, contudo, com o lançamento do Windows 10 a mesma foi descontinuada.

Ainda assim, recorrendo à Linha de Comandos é possível criar uma conta com o mesmo tipo de permissões onde a única limitação é a utilização do nome “Convidado”. Vejamos como:

Vamos começar por abrir o menu Power User através da combinação de teclas “Win + X” e clicar em “Linha de Comandos (Admin).captura-de-ecra-11Na caixa de diálogo do UAC, vamos clicar em “Sim” para confirmar a elevação de privilégios.

Com a janela da Linha de Comandos aberta, vamos criar a conta de utilizador para as nossas visitas recorrendo ao seguinte comando: net user nome_utilizador /add /active:yes

Tendo em conta que o nome “Convidado” é um nome reservado pelo sistema e não pode ser utilizado, vamos por exemplo atribuir o nome “Amigos” à nossa conta.captura-de-ecra-14No passo seguinte, vamos atribuir uma password a esta conta. Considerando que esta vai ser bastante restritiva no que diz respeito a permissões, podemos facilitar o acesso à mesma criando uma password em branco. Para isso vamos usar o comando: net user Amigos *

Na altura de introduzir e confirmar a password, vamos apenas premir a tecla “Enter” para que a mesma fique em branco.captura-de-ecra-15Por omissão, novas contas de utilizador no Windows 10 são membros do grupo “Utilizadores” para possuírem as permissões standard. Como a nossa intenção é atribuir o mínimo de permissões a esta, vamos ter que associar os “Amigos” ao grupo “Convidados”.

Antes de associar esta conta ao novo grupo, vamos eliminar a mesma do grupo “Utilizadores” através do comando: net localgroup utilizadores Amigos /deletecaptura-de-ecra-16Nota: O nome do grupo deverá ser escrito respeitando o idioma de apresentação do sistema operativo. Se utilizar o Windows 10 em Português deverá escrever “utilizadores” e se utilizar em Inglês deverá escrever “users”.

Vamos agora adicionar a conta ao grupo “Convidados” através do comando: net localgroup convidados Amigos /addcaptura-de-ecra-17Nota: O nome do grupo deverá ser escrito respeitando o idioma de apresentação do sistema operativo. Se utilizar o Windows 10 em Português deverá escrever “convidados” e se utilizar em Inglês deverá escrever “guests”.

Agora que temos a conta criada e associada ao grupo “Convidados”, vamos fechar a janela da “Linha de Comandos” escrevendo “Exit” seguido de “Enter” e terminar sessão.captura-de-ecra-19No canto inferior esquerdo do ecrã de inicio de sessão, vamos encontrar junto ao nosso utilizador o recém-criado “Amigos”. Para iniciar sessãoclicamos no mesmo e em “Iniciar sessão”. Como definimos uma password em branco, a sessão inicia imediatamente.lockscreenSe tivermos sessão iniciada no nosso utilizador, podemos trocar rapidamente de utilizador através do Menu Iniciar e sem que seja necessário terminar sessão.

Quando esta conta deixar de ser necessária, a mesma pode ser eliminada a partir da opção “Família e outras pessoas” disponível em “Definições > Contas”.captura-de-ecra-20Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s