IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como aceder a um servidor FTP através da Linha de Comandos no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineNo Guia IT-online anterior, expliquei como podemos aceder a um servidor FTP sem que seja necessário instalar software de terceiros, recorrendo apenas ao Explorador de Ficheiros do Windows 10. No guia de hoje, vou explicar como podemos utilizar o cliente FTP nativo do Windows 10 para aceder a um servidor FTP via linha de comandos.

A linha de comandos do Windows permite o acesso a servidores FTP através do comando “FTP”. Assim que fazemos uma ligação ao servidor, podemos enviar, transferir ou eliminar ficheiros, listar e criar diretorias, entre outras, usando apenas comandos.

Vejamos então quais os passos para aceder a um servidor FTP via linha de comandos:

Através da combinação de teclas “WIN + X”, vamos abrir o Menu Power User e clicar em “Linha de Comandos (Admin)”.captura-de-ecra-392Na janela da linha de comandos, vamos escrever ftp seguido de “Enter”.captura-de-ecra-393Para fazer a ligação ao servidor, vamos escrever o seguinte comando seguido de “Enter”: open ftp.nome_domínio.com.captura-de-ecra-394Com a ligação feita, o servidor vai solicitar a autenticação do utilizador. Vamos introduzir o nome de utilizador e respetiva password seguido de “Enter”.captura-de-ecra-395Nota: Caso não tenhamos um utilizador e password, podemos fazer uma ligação anónima. Para isso escrevemos “Anonymous” e não indicamos qualquer password. Neste caso a ligação será feita com acesso limitado.

Uma vez autenticados, podemos listar as diretorias do servidor através do comando “dir” ou mudar entre as mesmas através do comando “cd”.captura-de-ecra-396Para transferir um ficheiro do servidor para a máquina local, vamos usar o comando “get” no seguinte formato: get nome_ficheiro.txtcaptura-de-ecra-399Para enviar ficheiros para determinada diretoria, vamos usar o comando “put” no seguinte formato: put “C:\Users\nome_utilizador\Desktop\nome_ficheiro.txt”captura-de-ecra-400Se pretendermos eliminar um ficheiro do servidor, vamos usar o comando “delete” no seguinte formato: delete nome_ficheiro.txtcaptura-de-ecra-402Depois de terminar uma tarefa, podemos fechar a ligação ao servidor FTP escrevendo “disconnect”.captura-de-ecra-403Para sair do comando “FTP” e voltar à linha de comandos, escrevemos o comando “quit”.captura-de-ecra-404Para além destes exemplos, existem muitas outras ações que podemos executar através do cliente FTP. Para obter uma lista completa dos comandos escreva Help ou consulte a seguinte lista:

Comando Descrição
help Mostra o conjunto dos comandos suportados pelo servidor FTP.
status Mostra a configuração da sessão FTP ativa.
binary Este comando fá-lo passar do modo ASCII (envio de documentos de texto) para o modo binário (envio de ficheiros em modo binário, ou seja, para os ficheiros não texto, como imagens ou programas).
ascii Passa do modo binário ao modo ASCII. Este modo é o modo por omissão.
type Permite mostrar o modo ayual de transferência (binário ou ASCII).
user Permite-lhe reiniciar uma sessão no site FTP atual com um nome de utilizador diferente. Uma nova password ser-lhe-á pedida.
ls Permite listar os ficheiros presentes na diretoria atual. O comando “ls – l” mostra as informações complementares nos ficheiros.
pwd Mostra o nome completo da diretoria atual.
cd Este comando significa change directory, permite alterar a diretoria atual. O comando “Cd.” permite aceder a uma diretoria de nível superior.
mkdir O comando mkdir (em UNIX, ou md em sistemas Microsoft) permite criar uma diretoria na diretoria atual. A utilização deste comando está reservada a utilizadores que têm um acesso com as respetivas permissões.
rmdir Comando rmdir (em UNIX, ou rd em sistemas Microsoft) permite remover uma diretoria na diretoria atual. A utilização deste comando está reservada a utilizadores que têm um acesso com as respetivas permissões.
get Este comando permite fazer download de um ficheiro no servidor.

Se o comando estiver seguido de um nome de ficheiro, o ficheiro remoto é transferido para a máquina local na diretoria local atual.

Se o nome de ficheiro tiver espaços, é necessário escreve-lo entre aspas.

put Este comando permite enviar um ficheiro local para o servidor

Se o comando estiver seguido de um nome de ficheiro, o ficheiro remoto é transferido para a máquina local na diretoria local atual

Se o nome de ficheiro tiver espaços, é necessário escreve-lo entre aspas.

open Fecha a sessão atual e abre uma nova sessão num outro servidor FTP.
close Fecha a sessão atual, deixando o cliente FTP ativo.
bye Desliga o cliente do servidor FTP e põe o mesmo num estado inativo.
quit Desliga o cliente do servidor FTP e põe o mesmo num estado inativo.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o it-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s