IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como aceder a um servidor FTP através do Explorador de Ficheiros no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineQuando queremos fazer upload de ficheiros locais para um servidor FTP ou vice-versa, geralmente instalamos um cliente FTP pela sua simplicidade na gestão da ligação e por providenciar funções avançadas como comparação de diretorias, edição de ficheiros remotos, etc.

Contudo, a utilização de software de terceiros para aceder a servidores FTP não é necessariamente obrigatória quando usamos um PC com Windows. Tendo em conta que as ligações a servidores FTP são suportadas há muito por este sistema operativo, podemos tirar partido desta funcionalidade para com facilidade nos ligarmos a um servidor através do Explorador de Ficheiros.

Vejamos então como aceder a um servidor FTP através do Explorador de Ficheiros do Windows 10.

Vamos começar por abrir o Explorador de Ficheiros através da combinação de teclas “Win + E” e clicar em “Este PC”.captura-de-ecra-391No painel direito do Explorador de Ficheiros, vamos clicar com o botão direito do rato e selecionar a opção “Adicionar uma localização de rede”.captura-de-ecra-382Na janela do Assistente, vamos clicar em “Seguinte” para iniciar a configuração.captura-de-ecra-383Vamos clicar em “Escolher uma localização personalizada” e depois em “Seguinte”.captura-de-ecra-385No campo “Endereço da rede ou Internet”, vamos indicar o endereço do servidor FTP ao qual nos queremos ligar. O formato do endereço deverá ser “ftp://ftp.domínio.com”.captura-de-ecra-387Em seguida, vamos definir como nos vamos autenticar no servidor FTP. Se escolhermos a opção “Iniciar sessão no modo anónimo”, não será necessário indicar o nome de utilizador e respetiva password. Neste caso, o acesso será limitado e o utilizador poderá apenas fazer o download de ficheiros públicos por exemplo.captura-de-ecra-388Se tivermos um utilizador e respetiva password, vamos remover o visto da opção “anónimo” e indicar o nome de utilizador. Na primeira ligação ao servidor, será solicitada a introdução da password.captura-de-ecra-388No passo seguinte, podemos atribuir um nome à nossa ligação ou deixar os valores por omissão.captura-de-ecra-389Clicamos em concluir para terminar a configuração e abrir o local na rede se desejarmos.captura-de-ecra-390Depois de tudo configurado, a ligação irá aparecer no separador “Ligações de Rede”.captura-de-ecra-391Para enviar ou transferir ficheiros entre o PC e o Servidor, basta recorrer às funções de “Copiar” e “Colar”.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s