IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como verificar se um PC possui um chip TPM (Trusted Platform Module)

Deixe um comentário

guias_itonlineA existência de um chip TPM (Trusted Platform Module) integrado numa motherboard, permite aos utilizadores tira partido de funcionalidades associadas à segurança do Windows 10, como a encriptação de drives através do Bitlocker Drive Encryption, a proteção de dados de Credenciais e também como substituto dos SmartCards. Em traços gerais, o TPM gera e armazena chaves criptográficas usadas na encriptação de drives ou para efeitos de autenticação num dispositivo.

Para verificar se um PC possui um chip TPM integrado e qual a sua versão, podemos utilizar uma das seguintes opções no Windows 10:

BIOS/ Firmware UEFI

Vamos ligar o PC e aceder às definições da BIOS ou UEFI. Em seguida, vamos verificar se a opção “Trusted Platform Module (TPM)” está presente entre as definições.wp_20161020_19_39_27_pro422Gestor Dispositivos

Vamos abrir o “Executar” através da combinação de teclas “WIN + R” e escrever devmgmt.msc seguido de “Enter”.captura-de-ecra-8Em alternativa, podemos usar a combinação de teclas “WIN + X“ para abrir o Menu Power User e clicar na opção “Gestor de Dispositivos”.

Na janela “Gestor de Dispositivo” vamos localizar a opção “Dispositivos de Segurança” e caso exista, vamos clicar para expandir.captura-de-ecra-9Ao expandir a opção, será mostrada a informação que confirma a presença do chip e também a versão do mesmo, no caso deste exemplo a versão 2.0.captura-de-ecra-9Consola de Gestão do TPM

Vamos abrir o “Executar” através da combinação de teclas “WIN + R” e escrever tpm.msc seguido de “Enter”.captura-de-ecra-3Caso exista um chip TPM no PC, a consola de gestão mostra uma descrição geral, o estado e as opções de configuração. A informação sobre a versão pode ser visualizada na opção “Informação do Fabricante do TPM”.captura-de-ecra-5Se a consola não mostrar as informações anteriores, o PC poderá não possui este chip ou simplesmente estar desativado na BIOS/UEFI.captura-de-ecra-70415Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s