IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como fazer sideload de aplicações no Windows 10

1 Comentário

guias_itonlineUma das novidades mais marcantes do Windows 8 foi as Apps modernas e a Loja Windows. Para além das apps nativas instaladas pelo Sistema Operativo, os utilizadores através da loja podiam fazer a instalação de apps gratuitas ou pagas, previamente submetidas por developers de todo o mundo e verificadas pela Microsoft antes da sua disponibilização.

Para garantir que este modelo de distribuição de apps era seguro para o utilizador e Sistema Operativo, a Microsoft bloqueou o sideload de aplicações. Em traços gerais, o sideload permite a instalação de aplicações provenientes de outras origens que não a Loja Windows.

Apesar deste bloqueio, empresas e developers podiam testar e disponibilizar apps em sideload no Windows 8, muito embora a implementação era algo trabalhosa.

Com o desenvolvimento do Windows 10, a Microsoft passou a disponibilizar ferramentas exclusivas para developers e onde se inclui nativamente o sideload de aplicações.

Para fazer sideload de apps no Windows 10, temos que executar os seguintes passos:

Vamos começar por ativar a funcionalidade “sideload”. Para isso, vamos através da combinação de teclas “WIN + I” abrir as Definições e clicar em “Atualizar e Segurança”.definicoesNo painel esquerdo vamos clicar na opção “Para programadores” e no painel direito, vamos ativar a opção “Aplicações em sideload”.programador_sideloadDepois de ativar a opção, é mostrada uma caixa de diálogo para confirmação da ativação. Devemos ler atentamente a informação exibida e depois disso, vamos clicar em “Sim” para prosseguir com ativação.caixa-dialogoApós a ativação, o Windows 10 passa a permitir a instalação de aplicações fora da Loja Windows.

Para instalar uma aplicação em sideload fazemos duplo clique no “ficheiro.appx” e seguimos os passos do assistente ou executamos o PowerShell a partir da pasta da aplicação e usamos o comando Add-AppxPackage.appxAntes de instalarem qualquer aplicação em sideload, certifiquem-se que a proveniência é confiável. Uma aplicação com código malicioso pode comprometer a segurança dos seus dados e do dispositivo.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

One thought on “Guias IT-online: Como fazer sideload de aplicações no Windows 10

  1. Pingback: Guias IT-online: Como fazer sideload de Extensões no Microsoft Edge | IT - online

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s