IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como criar, mudar e eliminar utilizadores na Bash do Windows 10 (Build 1607)

Deixe um comentário

guias_itonlineNo guia IT-online “Como alterar o utilizador e password da Bash no Windows 10, expliquei como podemos depois de instalar a Bash no Windows 10, alterar o utilizador e respetiva password através de comandos Linux e Linha de Comandos, e também como definir o utilizador “root” como utilizador predefinido da Bash.

No guia de hoje, vou mostrar quais os comandos Linux que devemos usar para criar, mudar e eliminar utilizadores na Bash do Windows 10:

Para criar um novo utilizador na Bash, vamos começar por executar a Shell a partir do Start.screenshot-181Em seguida vamos escrever o seguinte comando seguido de “Enter”: sudo adduser nome_utilizador.screenshot-152Nota: Se o nosso utilizador predefinido for o “root”, podemos usar o comando: adduser nome_utilizador.

Vamos introduzir a password do nosso utilizador e carregar em “Enter”.screenshot-154Após este passo, a Bash vai criar o novo utilizador e respetiva diretoria (/home/demo).screenshot-155Sendo um novo utilizador, é necessário atribuir uma password ao mesmo. Vamos introduzir e confirmar a password conforme solicitado.screenshot-156Depois da validada a password, a Bash solicita algumas informações adicionais como Nome, Contactos, etc. No caso de não querermos indicar esta informação, carregamos em “Enter” para manter os valores por omissão.screenshot-158No fim, vamos escrever “Y” para confirmar a informação e terminar a criação do novo utilizador.screenshot-158_Agora que temos o utilizador criado na Bash, podemos a qualquer altura mudar entre contas. Para mudar da conta predefinida da Bash para o novo utilizador, vamos escrever o comando su nome_utilizador seguido de “Enter”.screenshot-160Em seguida vamos introduzir a password do novo utilizador e carregar em “Enter”.screenshot-161Depois deste passo, todas as operações efetuadas serão com o novo utilizador.screenshot-162Se a qualquer momento esta conta de utilizador deixar de ser necessária, podemos eliminar a mesma.

Para eliminar uma conta de utilizador sem eliminar quaisquer ficheiros, vamos escrever o comando:

sudo deluser nome_utilizadorscreenshot-172Nota: Se o nosso utilizador predefinido for o “root”, podemos usar o comando: deluser nome_utilizador.

Em seguida vamos introduzir a nossa password e carregar em “Enter”. Depois deste passo, o utilizador é removido.screenshot-173Se pretendermos que toda a informação associada ao utilizador seja eliminada em simultâneo, vamos utilizar o comando sudo deluser –remove-home nome_utilizador ou deluser –remove-home nome_utilizador se tivermos a utilizar o root.screenshot-175Como podem ver ao longo do guia, criar e eliminar utilizadores na Bash é um processo bastante simples e rápido. Existem ainda configurações associadas às permissões que devemos ter em conta ao criar um novo utilizador, mas essas, ficarão para um próximo guia.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os visitam o IT-online

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s