IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft anuncia Windows Defender Application Guard para o Microsoft Edge

Deixe um comentário

reo9xeqtDurante o dia de ontem e no decorrer da conferencia Ignite 2016, a Microsoft apresentou novidades em relação à segurança do Windows 10 e do seu browser nativo, o Microsoft Edge.

De acordo com o Blog do Windows, o Edge irá no futuro utilizar virtualização para executar sites e aplicações web dentro de um ambiente mais seguro, o que permitirá igualmente isolar as mais variadas ameaças.

Numa fase inicial, a nova funcionalidade apelidada de “Windows Defender Application Guard” estará disponível no Windows 10 Enterprise e será executada numa máquina virtual minimalista assente no Hyper-V e na tecnologia “Virtualization-Based Security (VBS)”, o que impedirá que potenciais atacantes consigam ter acesso a informação sensível enquanto um utilizador usa o Microsoft Edge.

Em traços gerais, o Microsoft Edge passa a ser executado numa VM gerida pelo Windows Defender Application Guard, onde será apenas usada uma cópia do Kernel do Windows 10 e alguns serviços mínimos que garantem que o browser funcione em perfeitas condições. Com a execução do Edge dentro deste ambiente controlado, o sistema operativo fica afastado de um numero elevado de potenciais ameaças.sandboxTodos os sites que não se insiram nos novos padrões de segurança do Microsoft Edge, serão então executados através do Windows Defender Application Guard e mantidos dentro deste ambiente. Quando os sites são fidedignos ou marcados pelo utilizador como seguros, então o Edge é executado fora do ambiente virtualizado e com todas as permissões que a app normalmente possui no Windows 10.

A Microsoft fez também saber que esta funcionalidade será disponibilizada aos Windows Insiders nos próximos meses, e a outros utilizadores de uma forma mais abrangente no próximo ano.

Mais informações sobre esta funcionalidade podem ser consultadas no Windows Blog.

 

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s