IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como alterar o utilizador e password da Bash no Windows 10 (Build 1607)

1 Comentário

guias_itonlineTal como já tivemos oportunidade de referir em guias anteriores, o processo de instalação da Bash no Windows 10 é bastante simples: Depois de ativado o WLS, executamos o ficheiro bash.exe a partir da linha de comandos, aceitamos os termos do serviço e é iniciado o download dos binários do Ubuntu. Depois deste passo, o Windows pede que seja criado o utilizador e a respetiva password antes de concluir a configuração do ambiente.

Este utilizador e como acontece com qualquer sistema operativo, pode ser alterado a qualquer altura, contudo, não é possível recorrer aos comandos Linux para este efeito. Em vez disso, é necessário executar um comando especifico e a partir da linha de comandos do Windows 10.

Já a password pode ser alterada diretamente na Bash com recurso a um comando Linux.

Se já instalou a Bash no Windows 10 (Build 1607), siga os seguintes passos para alterar o utilizador e respetiva password:

Para alterar o utilizador, vamos através da combinação de teclas “WIN + X” abrir o Menu Power User e clicar em “Command Prompt (admin)”.screenshot-142Com a janela da linha de comandos aberta, vamos escrever o seguinte comando seguido de Enter: lxrun /setdefaultuser nome_utilizador (substituir nome_utilizador pelo nome que pretender atribuir).screenshot-143A conta de utilizador é então criada caso já não exista na Bash, sendo solicitado de seguida a introdução da password. Depois deste passo, o utilizador está pronto a ser utilizado.screenshot-145Para alterar a password, vamos começar por executar a Bash a partir do ícone disponível no Start.screenshot-181Na shell vamos escrever o seguinte comando Linux seguido de Enter: passwdscreenshot-147Em seguida, vamos conforme solicitado introduzir a password atual e depois a nova password. Se a password for definida corretamente, será mostrada a mensagem “password updated successfully”.screenshot-148Podemos em alternativa  definir o “root” como utilizador predefinido. Para isso vamos escrever o seguinte comando a partir da linha de comandos: lxrun /setdefaultuser rootscreenshot-150Depois de executar o comando, o utilizador root passa a ser o utilizador por omissão da Bash e sem qualquer password. O mesmo é também definido como utilizador nativo, quando optamos por fazer a instalação da Bash de forma automática através do comandolxrun /install /y”.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

One thought on “Guias IT-online: Como alterar o utilizador e password da Bash no Windows 10 (Build 1607)

  1. Pingback: Guias IT-online: Como criar, mudar e eliminar utilizadores na Bash do Windows 10 (Build 1607) | IT - online

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s