IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como sincronizar o relógio com um servidor de horas na Internet, no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineUma das formas de ter o relógio do Windows sempre atualizado é mantendo o mesmo sincronizado com um Servidor de horas na Internet. Em traços gerais, é usada uma versão simplificada do Protocolo NTP (Network Time Protocol) para sincronizar o relógio com um dos muitos servidores de horas disponíveis na Internet, garantindo assim que este apresente a data e hora o mais exato possível.

Quando configurado, o relógio faz a sincronização normalmente uma vez por semana e depende sempre da existência de uma ligação à Internet para que esta ocorra.

Vejamos então como sincronizar o relógio com um servidor de horas no Windows 10:

Tendo em conta que nas configurações “Data e Hora” existentes na App Definições não existe a opção “Hora da Internet”, vamos ter que recorrer ao Painel de Controlo clássico para ativar/alterar a sincronização com o servidor.

Para isso, vamos através da combinação de teclas “WIN + X” abrir o Menu Power User e clicar em “Painel de Controlo”.captura-de-ecra-89Em seguida, vamos clicar na opção “Data e hora”.captura-de-ecra-90Dica: Se esta opção não estiver visível, vamos em “Ver por”  selecionar “Ícones pequenos” para mostrar todas as opções.captura-de-ecra-90Na janela “Data e hora”, vamos clicar no separador “Hora da Internet” e em seguida, na opção “Alterar Definições”.captura-de-ecra-92Nas “Definições de Hora da Internet” se a opção “Sincronizar com um servidor de horas da Internet” estiver desmarcada, vamos ativar a mesma colocando um “visto”.

Em seguida, vamos selecionar um servidor clicando na lista. Se não quisermos utilizar um dos servidores sugeridos pelo Windows, podemos inserir manualmente outros. Em Portugal, podemos por exemplo utilizar os servidores fornecidos pelo Observatório Astronómico de Lisboa e que são o ntp02.oal.ul.pt e o ntp04.oal.ul.pt.

Depois de indicar o servidor, vamos clicar em “Atualizar”. Se for atualizado corretamente, veremos a informação a indicar que a sincronização foi feita com sucesso naquela data/hora.captura-de-ecra-93E pronto, depois deste passo o relógio passa a estar sincronizado com o servidor escolhido. Uma vez por semana, irá atualizar automaticamente caso exista uma ligação à Internet.

Para configurar a sincronização no Windows 7 ou Windows 8.x, podemos usar os passos descritos neste tutorial.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s