IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como atualizar a Bash no Windows 10 (Build 1607)

Deixe um comentário

guias_itonlineDurante a conferência Build 2016, a Microsoft anunciou a possibilidade de executar nativamente a Bash e outras ferramentas da linha de comandos GNU/Linux através do novo Windows Subsystem for Linux (WSL), como uma das novidades presentes no Anniversary Update do Windows 10.

Depois da instalação da Build 1607 (Anniversary Update) e desde que cumpridos os principais requisitos, qualquer utilizador pode ativar o WSL e instalar a Bash em poucos minutos, como explicado no Guia IT-onlineComo instalar o Bash no Windows 10”.

Ao instalarmos a Bash no Windows 10, estamos a instalar os binários de utilizador do Ubuntu e que, como qualquer sistema operativo, deve ser atualizado regularmente.

Quando executamos a Bash e sempre que existirem atualizações disponíveis, o sistema indica quantos pacotes podem ser atualizados e quantas estão relacionadas com segurança. A ausência desta informação quando a Bash é executada, não invalida que o utilizador procure regularmente de forma manual (como fazemos no Windows) novas atualizações.screenshot-180Se instalou e usa a Bash no Windows 10, veja então como fazer as atualizações.

Vamos começar por executar a aplicação Bash através do ícone disponível no Start.screenshot-181Depois de informada a existência de novas atualizações, vamos dar início ao processo de atualização, em primeiro listando os pacotes que serão atualizados.screenshot-180Para isso vamos escrever na Bash o seguinte comando com permissões de root: sudo apt-get updatescreenshot-185Em seguida, vamos introduzir a password do nosso utilizador e carregar em “Enter”.screenshot-186Após este passo, a lista começa a ser atualizada. Durante todo o processo, vão sendo mostradas informações sobre os pacotes instalados.screenshot-187Quando surgir a mensagem “Reading package lists…Done”, o processo de atualização da lista estará concluído com sucesso.screenshot-189Agora que temos a lista de pacotes atualizada, vamos verificar a existência de novas versões para os mesmos.

Para isso, vamos escrever na Bash o seguinte comando com permissões de root: sudo apt-get upgradescreenshot-190Depois de uma analise à lista de pacotes, o sistema vai indicar quais os pacotes excluídos da atualização e o numero de pacotes a atualizar. Antes de iniciar a instalação dos novos pacotes, é pedido ao utilizador que autorize esta ação. Para continuar, vamos escrever “Y”.screenshot-192O sistema inicia então a atualização, descompactando e instalado cada um dos pacotes. Durante este processo podemos ir acompanhando a evolução, não sendo necessária qualquer intervenção da nossa parte.screenshot-194Quanto a instalação dos pacotes termina e ao contrário do que acontece com a atualização da lista, não é mostrada qualquer mensagem de finalização, ficando a Bash desde logo pronta a utilizar.screenshot-196Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s