IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como renomear um Perfil de Rede no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineQuando terminamos a configuração de um PC e o ligamos pela primeira vez a uma rede, o Windows 10 cria de forma automática um Perfil de Rede. Este perfil, que pode ser de uma rede Ethernet ou Wi-Fi, fica armazenado no sistema e possui um conjunto de informações, como Nome do Perfil, Descrição, Data da Criação, etc.

Nas definições ou no ícone disponível na Barra de Tarefas, podemos verificar qual o nome atribuído automaticamente ao perfil, contudo, não existe uma opção que nos permita de forma simples, alterar o nome a este.screenshot-53Ainda assim, através de outras ferramentas do sistema, é possível mudar o nome ao perfil se pretendermos ter um nome diferente do atribuído.

Vejamos então como alterar o nome de um perfil de rede no Windows 10.

Registry do Windows:

Através da combinação de teclas “WIN + R” vamos abrir o “Executar” e escrever “Regedit”.screenshot-107Em seguida, vamos navegar até à chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsNT\CurrentVersion\NetworkList\Profiles

Como podemos ter mais que um perfil de rede armazenado, o Windows 10 por cada um cria no Registry uma subkeyGUID”. Para localizar o perfil que pretendemos alterar, vamos clicar em cada uma destas subkeys e no painel direito, verificar qual o valor da string inserido em “ProfileName”.screenshot-57Depois de localizado o perfil que pretendemos alterar, vamos fazer duplo clique no Valor “ProfileName” e escrever o novo nome. Clicamos em “OK” para guardar e fechamos a janela do Editor de Registo.screenshot-58Considerando que estas alterações podem não se refletir de imediato, vamos terminar e iniciar sessão.

Depois de iniciar sessão, ao clicar no ícone da rede localizado na Barra de Tarefas ou acedendo às Definições da Rede (Painel de Controlo ou App Definições), vamos ver o nome do perfil alterado para o novo nome, como ilustram as seguintes imagens.screenshot-55Esta alteração é igualmente possível através do “Local Security Policy” (Windows 10 Pro/Enterprise). Vejamos como:

Através da combinação de teclas “WIN + R” vamos abrir o “Executar” e escrever “secpol.msc”.screenshot-116No painel esquerdo vamos clicar em “Network List Manager Policies” e no painel direito, vamos fazer duplo clique no perfil de rede que queremos renomear.screenshot-118No separador “Network Name”, vamos marcar a opção “Name” e no campo de texto escrever o novo nome para este perfil. Para guardar e fechar a janela, clicamos em “OK”.screenshot-119Optando por este método, poderá ser igualmente necessário terminar e iniciar sessão para que as alterações se reflitam. Se estiver tudo correto, o resultado será igual ao ilustrado em cima.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s