IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como configurar um Mobile Hotspot no Windows 10 (Build 1607)

Deixe um comentário

guias_itonlineNo Guia IT-online anterior, apresentei uma nova funcionalidade introduzida pela Microsoft no Anniversary Update do Windows 10, que vem auxiliar os utilizadores a fazer um reset às configurações da rede quando outros métodos de resolução falham.

Tal como esta funcionalidade pouco anunciada durante o desenvolvimento do Anniversary Update, existe uma outra que vem simplificar a forma como podemos partilhar uma ligação Wireless com outros dispositivos. Apensar de não ser uma funcionalidade nova, noutras versões do Windows para que a mesma funcionasse, era necessário recorrer à Linha de Comandos para fazer a sua ativação/configuração.

Através da opção “Hotspot móvel”, os utilizadores podem transformar o seu PC num Router Wireless e partilhar uma ligação à Internet (que pode ser feita via Wi-Fi, Ethernet ou Dados) com qualquer dispositivo e até um máximo de 8.

Se já instalou a Build 1607 do Windows 10, veja como utilizar a opção “Hotspot móvel”:

Vamos começar por abrir as Definições (WIN + I) e clicar em “Rede e Internet”.Captura de Ecrã (332)No painel esquerdo vamos clicar em “Hotspot móvel” e no painel direito, vamos ativar a opção “Partilhar a minha ligação à Internet com outros dispositivos”. A opção “Partilhar a minha ligação à Internet de” estará definida de acordo com o tipo de ligação que estamos a usar, neste caso “Wi-Fi”.Captura de Ecrã (335)Depois de ativada a opção, o Windows 10 atribui automaticamente um nome à ligação e cria uma password que os dispositivos devem usar para se autenticar.Captura de Ecrã (335)Se não estivermos satisfeitos com os valores por omissão, vamos clicar no botão “Editar” e inserir o novo “nome” e “password”. Captura de Ecrã (336)Agora que temos o Hotspot móvel ativado e configurado, é altura de testar a ligação. Vamos através de um qualquer dispositivo procurar a rede e fazer a autenticação. Se estiver tudo correto, o Status da Rede aparece como “Seguro”.wp_ss_20160901_0001[79068]Ao ligar um dispositivo, o Windows 10 passa a mostrar o nome, MAC Address, IP e a quantidade de ligações ainda disponíveis.Captura de Ecrã (337)Se os dispositivos possuírem Bluetooth e o mesmo se encontrar ligado, podemos ainda ligar a opção para que o Hotspot possa ser ativado remotamente, casos estes estejam emparelhados.Captura de Ecrã (338)Como podem ver, esta opção é de simples utilização e permite partilhar rapidamente uma ligação à Internet com outros dispositivos. Se possuir um smartphone com Windows 10 Mobile, os procedimentos para criar um Hotspot móvel são os mesmos que aqui reproduzi.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s