IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como remover versões antigas de controladores de dispositivos no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineQuando o Windows 10 faz a instalação de novos controladores de hardware via Windows Update ou outra origem, o sistema cria uma cópia da versão mais antiga que irá usar caso exista algum problema e seja necessário reverter a atualização. Considerando que estas cópias vão aumentando sempre que atualizamos um novo controlador, o espaço disponível em disco também vai diminuindo.

Tal como acontece com os ficheiros temporários, relatórios de erros do Windows etc., as cópias destes controladores mais antigos podem ser eliminadas para recuperar espaço em disco.

Vejamos então como eliminar as versões mais antigas dos controladores de hardware no Windows 10.

Nota: Antes de eliminar estes pacotes de controladores, os utilizadores deverão certificar-se que os novos controladores estão a funcionar sem qualquer problema ou incompatibilidade. Depois de eliminados, deixa de ser possível utilizar a opção “Reverter Controlador” existente nas propriedades do mesmos.Captura de Ecrã (199)Vamos começar por abrir o “Explorador do Ficheiros” através da combinação de teclas “WIN + E”, ou do ícone disponível na barra de tarefas.Captura de Ecrã (1)Em seguida, vamos clicar com o botão direito do rato no disco onde está instalado o sistema operativo e clicar em “Propriedades”.Captura de Ecrã (197)Vamos clicar em “Limpeza do Disco” e aguardar que seja calculado o espaço a libertar com a limpeza.Captura de Ecrã (198)Captura de Ecrã (192)Depois deste passo, vamos clicar no botão ”Limpar ficheiros do sistema” e aguardar que o espaço a libertar seja recalculado.Captura de Ecrã (193)Vamos localizar e colocar um visto na opção “Pacotes de Controlador de dispositivo” e em seguida, clicar em “OK” para iniciar a limpeza. No caso de querermos eliminar apenas os controladores, podemos desmarcar as restantes opções selecionadas por omissão.Captura de Ecrã (195)Depois de terminar este processo teremos então recuperado algum espaço em disco.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s