IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como prestar/receber assistência remota através da App Quick Assist no Windows 10 (Build 14379 ou superior)

Deixe um comentário

guias_itonlineCom a aproximação do lançamento do Anniversary Update do Windows 10, a Microsoft tem vindo a disponibilizar numa cadência mais rápida novas Insider Builds onde são mostradas novas funcionalidades. A partir da Build 14379, os utilizadores para além das novidades já anunciadas, podem encontrar uma nova App nativa localizada na pasta “Windows Accessories” com o nome “Quick Assist” e que poderá ser uma alternativa à aplicação “Remote Assistance” existente nesta e noutras versões do Windows.

Em traços gerais, a App Quick Assist vai ligar dois PC’s remotamente para que um utilizador possa auxiliar outro a resolver algum problema. Apesar de possuir uma interface simples, o Quick Assist possui algumas características interessantes como o suporte para o uso de stylus (ideal para utilizadores do Microsoft Surface), possibilidade de criar anotações no ecrã remoto, pausar a sessão remota, entre outras.

Se está a usar a Build 14379 (ou superior) do Windows 10, veja como utilizar a App Quick Assist para:

Prestar assistência remota:

Vamos começar por abrir o Start, clicar em “All apps”, “Windows Accessories” e por fim, “Quick Assist”.Screenshot (140)Em seguida, vamos clicar na opção “Give Assistance”.Screenshot (142)Nota: É necessários que os utilizadores tenham sessão iniciada como Administradores em ambos os PCs antes de poderem dar/receber assistência através do Quick Assist.

No passo seguinte, vamos iniciar sessão com a nossa Microsoft Account e fazer a sua verificação se requerido.Screenshot (143)Depois de iniciarmos sessão, é gerado um código de segurança que o outro utilizador deverá introduzir para nos autorizaracesso remoto ao seu PC. Este código pode ser copiado para o Clipboard ou enviado por e-mail. Adicionalmente, podemos clicar na opção “Provide instructions” para indicar ao utilizador como utilizar o código de autorização.Screenshot (150)Nota: O código deve ser utilizado num espaço de 10 minutos, findo qual deverá ser gerado um novo código.

O outro utilizador deverá então introduzir o código fornecido e autorizar o acesso.Screenshot (46)A partir de agora estamos ligados remotamente ao PC e podemos prestar toda a ajuda necessária.Screenshot (152)Receber assistência remota:

Para receber uma assistência remota, vamos começar por abrir a App Quick Assist como descrito no primeiro passo deste guia.

Em seguida, vamos clicar na opção “Get Assistance”.Screenshot (142)Vamos introduzir o código gerado e clicar em “Submit”.Screenshot (46)No ecrã seguinte, vamos clicar em “Allow” para autorizar que o outro utilizador assuma o controlo do nosso PC.Screenshot (47)Depois deste passo, o Quick Assist vai então ligar remotamente os dois PCs para que possamos receber a ajuda necessária.Screenshot (151)Após a resolução de um problema, a sessão pode ser terminada por qualquer um dos utilizadores:

Opção “End” disponível para quem está a fornecer assistência.End_SessionFechando a App e validando esta ação, para quem recebe assistência.Screenshot (152)Se um utilizador não necessitar de funcionalidades muito avançadas num acesso remoto, esta App pela sua simplicidade na utilização, poderá ser uma boa alternativa à utilização de ferramentas de terceiros como por exemplo o TeamViewer.

Tal como acontece com outras funcionalidades, é expectável que esta App fique disponível para todos os utilizadores com o lançamento do Anniversary Update.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s