IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como utilizar a ferramenta “Start Menu Troubleshooter” para resolver problemas no Menu Iniciar do Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineUma das novidades mais aguardadas pelos utilizadores Windows foi sem dúvida o novo Menu Iniciar do Windows 10. A combinação das funcionalidades existentes no Windows 7 mais o dinamismo dos mosaicos animados do Windows 8, permitem melhorar significativamente a nossa experiencia de utilização.

Apesar do seu bom funcionamento, alguns utilizadores vão reportando problemas pontuais como este não abrir quando é clicado o botão Iniciar, a Procura/Cortana não responder ou os Tiles animados não mostrarem qualquer informação.critical errorLogo após o lançamento do Windows 10, a Microsoft levou a cabo uma serie de ações corretivas para a maioria destes problemas e forneceu suporte direto aos utilizadores através de canais como o Microsoft Answers.

Adicionalmente, a Microsoft disponibiliza uma ferramenta para resolução de problemas no Menu Iniciar e que avalia por exemplo se aplicações como Microsoft.Windows.ShellExperienceHost e Microsoft.Windows.Cortana estão instaladas corretamente, se existem problemas de permissões ao nível do Registry, se o manifesto da aplicação está corrompido, entre outras. Na presença de algum destes problemas, a ferramenta inicia um processo de correção automática dos mesmos.

Vejamos então como utilizar o “Start Menu Troubleshooter” para resolver os problemas mais comuns do Menu Iniciar.

Vamos começar por fazer o download da ferramenta clicando no seguinte link: Start menu troubleshooter

Depois de descarregada, vamos fazer duplo clique para executar a mesma.Screenshot (86)Com a ferramenta em execução, vamos clicar em “Advanced” para colocar um visto na opção “Apply repairs automatically”, seguido de “Next”.Screenshot (87)A ferramenta irá então iniciar a deteção de problemas, procedendo à sua correção de forma automática caso eles existam.Screenshot (88)Após este passo, é apresentado um relatório com os problemas resolvidos ou a mensagem “Troubleshooting couldn’t identify the problem”, caso nada seja identificado.Screenshot (89)Clicando em “View detailed information”, é possível ver uma lista de todos os pontos analisados pelo Troubleshooter.Screenshot (91)Depois de concluir este procedimento e de feitas as devidas correções, é recomendado reiniciar o PC.

Para além desta ferramenta, existem outros procedimentos que utilizadores podem executar para resolver eventuais problemas no Menu Iniciarcomo reiniciar o Explorador do Windows, terminar a sessão, criar uma nova conta de utilizador com privilégios de administração ou, em caso mais extremos, fazer um Reset ao Windows 10.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s