IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como ativar/desativar o “Limited Periodic Scanning” no Windows 10 (Build 14352)

Deixe um comentário

guias_itonlineCom a disponibilização da Build 14352, passa a existir uma nova funcionalidade cujo objetivo é aumentar ainda mais os níveis de segurança do Windows 10. O “Limited Periodic Scanning”, é uma nova definição de segurança que os utilizadores podem ativar quando utilizam outros antivírus que não o Windows Defender. A ativação desta funcionalidade pode oferecer uma segunda linha de defesa no que diz respeito à deteção de malware nos dispositivos dos utilizadores.

Atualmente quando um utilizador termina a instalação do Windows 10, não tem necessariamente que instalar uma solução de segurança de terceiros, tendo em conta que o Sistema Operativo possui o Windows Defender e este é ativado de imediato.Screenshot (77)Assim que um outro antivírus é instalado, as definições do Windows Defender alteram e a “Proteção em tempo real” é desligada.

Com esta nova configuração de segurança, estas definições são todas inativadas quando instalamos outro antivírus, mantendo-se apenas disponível opção “Periodic Scanning”.Screenshot (79)Depois de ativado, o Windows 10 vai utilizar o mecanismo de scans do Windows Defender para periodicamente verificar e remover quaisquer ameaças do dispositivo. Estes scans, continuam a ser geridos pela Manutenção Automática do Windows 10 para garantir um impacto mínimo aos utilizadores e ao desempenho do equipamento.

Se está a utilizar a Build 14352 do Windows 10 e usa um antivírus de terceiros, veja como ativar o “Limited Periodic Scanning”:

Vamos através da combinação de teclas “WIN + I” abrir as “Settings” e em seguida, clicar em “Update & Security”.Screenshot (76)No painel esquerdo vamos clicar na opção “Windows Defender” e no painel direito, vamos clicar em Periodic Scanningpara ativar a opção.Screenshot (81)Depois deste passo, o Windows Defender passa a indicar que a “Proteção em tempo real” está inativada e que a mesma está ao cuidado de um antivirus de terceiros.Screenshot (83)Quando são executados os scans periódicos e são detetadas ameaças, o Windows 10 mostra uma notificação no desktop, para além de manter um registo das mesmas na página de “Histórico” do Windows Defender.Com o lançamento do “Anniversary Update”, esta funcionalidade estará disponível para equipamentos não geridos e direcionados ao consumo.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam ao IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s