IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft Portugal investe 3 milhões de euros e leva o Office 365 Educação a mais de 170.000 pessoas

Deixe um comentário

office365-logoEntre estudantes e professores, mais de 170.000 pessoas usam ativamente o Office 365 Educação no seu dia-a-dia, o que lhes garante maior produtividade, mobilidade e a possibilidade de trabalhar em equipa e em tempo real com colegas ou professores, mesmo que à distância, dentro e fora da sala de aula, e de forma bastante simples. Este número é atingido ao fim de dois anos de investimento da Microsoft na área da educação, que se traduz na oferta do Office 365 Educação a estudantes e professores de instituições públicas e privadas dos vários graus de ensino, e que representa um investimento de 3,1 milhões de euros por parte da Microsoft Portugal.

No País existem atualmente mais de 820 mil contas de Office 365 Educação, entre docentes, não docentes e alunos, das quais mais de 600 mil foram criadas por instituições de ensino superior. O Office 365 é um conjunto de serviços de cloud empresarial da Microsoft gratuito para as instituições de ensino. Isto permite a criação de contas para todos os utilizadores da comunidade académica – sejam alunos, professores ou pessoal administrativo – com todos os serviços associados ao Office 365 Educação, e entre os quais se contam:

  • Exchange Online – email empresarial até 50 GB por utilizador, contactos e calendário;
  • OneDrive for Business – cada utilizador tem armazenamento ilimitado na cloud, com possibilidade de partilha de ficheiros e pastas com toda a comunidade educativa;
  • Sharepoint Online – intranet da organização que permite a criação de sites colaborativos onde é possível gerir permissões de acesso. Inclui bibliotecas de documentos partilhados, workflows de gestão documental, aprovação de documentos, entre outras capacidades;
  • Skype For Business – serviço de comunicação para toda a organização, com mensagens instantâneas, colaboração e reuniões profissionais, através de áudio e videoconferências em HD com partilha de conteúdos, com até 250 pessoas em simultâneo. Possibilidade de partilha de desktop e acesso remoto. Integração com calendário do Exchange;
  • Yammer – rede social privada da organização, permite chat, criação de grupos, news feed, etc;
  • Delve – motor de busca inteligente que centraliza toda a informação criada/editada por cada utilizador do Office 365;
  • Video – galeria de vídeos privada com possibilidade de criação de canais, partilha e gestão de permissões de visualização;
  • Office Online – aplicações do Office na cloud, para utilização no browser: Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Sway.
  • OneNote Class Notebook – o caderno escolar digital. O professor pode visualizar os blocos de notas de todos os alunos da turma mas cada aluno só pode visualizar o seu próprio bloco de notas. Tem também espaços de colaboração entre toda a turma e o professor, e um espaço onde só este tem permissões de edição de conteúdos.

As vantagens do uso do Office 365 Educação não se ficam pelo contexto da escola: sendo esta uma das principais competências exigidas pelos empregadores, a utilização e domínio desta ferramenta ajudam a preparar os alunos para os futuros empregos.

Raio X ao Office 365 Educação

Destes 170.000 utilizadores de Office 365 Educação, mais de 94.000 já fizeram o download da última versão do Office. Trata-se de uma vantagem adicional que permite a instalação da última versão desta ferramenta no computador pessoal de cada utilizador de Office 365 Educação, que pode ser gratuita se a escola tiver um contrato de licenciamento por subscrição do software do seu parque de máquinas institucional. O objetivo da Microsoft Portugal é fazer crescer este número e ultrapassar os 100.000 utilizadores no final deste ano letivo.

A maioria dos utilizadores são estudantes universitários (mais de 85.000 de um total de 280.000 que têm acesso ao download gratuito), pertencendo 90% ao ensino superior.  Isto percebe-se uma vez que são as universidades e faculdades públicas as que mais têm aderido ao Student Advantage (o benefício de oferecer o download gratuito das aplicações do Office a toda a comunidade educativa, devido ao facto da instituição ter contrato de licenciamento com a Microsoft): 87, no total, versus 22 universidades privadas. O destaque vai para a Universidade de Lisboa, com mais de 13.000 downloads feitos, seguida das Universidades de Aveiro, do Minho e de Coimbra. A mais recente adesão ocorreu em fevereiro, por parte da Universidade do Porto, permitindo aos seus professores e alunos o acesso a esta ferramenta de produtividade e colaboração.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s