IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft Portugal oferece tablets e consolas à Associação Salvador para uso do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

Deixe um comentário

msft_novoA Microsoft Portugal vai doar duas consolas Xbox com Kinect – o comando com sensores que permite a interação através da voz ou de gestos – e seis tablets Surface à Associação Salvador para uso do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA). O objetivo é que estes dispositivos venham complementar a avaliação e a intervenção terapêutica das pessoas internadas neste centro de recuperação, promovendo a melhoria da sua qualidade de vida e das respetivas famílias, habilitando-as a desempenhar atividades que de outra forma seriam impossíveis ou muito difíceis de executar de forma independente. As principais áreas da sua aplicação são: comunicação, atividades da vida diária básicas e instrumentais, mobilidade, educação, recreação e lazer.

Com o lema “Excelência em Reabilitação”, o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão desenvolve a sua atividade de forma a manter-se na vanguarda da intervenção terapêutica. Para tal, é necessária uma constante atualização tecnológica, apenas possível através de partilha de sinergias com agentes inovadores e influentes nesta área.

O desenho inclusivo e universal destes dispositivos Microsoft torna-os indispensáveis para quem apresenta alguma limitação motora ou cognitiva, alargando assim o espectro dos seus potenciais utilizadores. Exemplo disso são as diferentes interfaces de acesso disponíveis, com especial destaque para o comando Kinect, que possibilitam o seu controlo por voz e/ou gestos.

Estes dispositivos podem ser utilizados em atividades terapêuticas individuais ou de grupo, de forma motivadora, simulando contextos reais com recurso à realidade virtual. Deste modo, promove a estimulação de competências motoras e cognitivas, tais como concentração, atenção, tarefas executivas, memória, orientação e cálculo. Para além disso, permite aumentar as vias de acesso à informação e comunicação da pessoa com o mundo, já que possibilita a realização de videochamadas, acesso à televisão e redes sociais, entre outros.

A cerimónia de entrega destes equipamentos terá lugar no próximo dia 20 de abril, às 14h30, na Terapia Ocupacional do Serviço de Reabilitação Pediátrica e Desenvolvimento, e contará com a presença dos membros do Conselho Diretivo, Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Salvador Mendes de AlmeidaPresidente da Associação Salvador – e João Couto, Diretor-Geral da Microsoft Portugal.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s