IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como instalar o Bash no Windows 10 Build 14316

1 Comentário

guias_itonlineDurante o desenvolvimento do Windows 10 e com a abertura de canais como o Programa Windows Insider ou User Voice, a Microsoft foi recolhendo feedback que tem utilizado para introduzir novas funcionalidades no Windows, e também para melhorar muitas outras já existentes.

Através deste feedback, a Microsoft fez melhorias significativas em ferramentas muito utilizadas por programadores durante o desenvolvimento, como o Command Prompt, PowerShell e outras ferramentas baseadas na linha de comandos.

Durante a conferência Build 2016, a Microsoft anunciou a possibilidade de executar nativamente o Bash e outras ferramentas da linha de comandos GNU/Linux através do novo Windows Subsystem for Linux (WSL), como uma das novidades presentes no Anniversary Update do Windows 10.

Ontem através do Programa Windows Insider, a Microsoft disponibilizou a Build 14316 via Fast Ring e que contém a primeira beta publica do Bash on Ubuntu on Windows e do novo Windows Subsystem for Linux.

Para testar o Bash no Windows 10, deverão ser cumpridos os seguintes requisitos:

  • Atualizar o Windows 10 Insider Preview para uma Build do Anniversary UpdateBuild 14316 ou superior.
  • Possuir um processador x64.

Depois de atualizar para a Build 14316, siga os seguintes passos para instalar o Bash on Ubuntu on Windows.

Vamos através da combinação de teclas “WIN + I” abrir as “Settings” e em seguida, clicar em “Update and Security”.Screenshot (1)No painel esquerdo vamos clicar na opção “For Developers” e no painel direito, vamos ativar a opção “Developer Mode”.Screenshot (9)Agora que temos o “Developer Mode” ativado, vamos ativar a funcionalidade “Windows Subsystem for Linux (Beta)”.

Vamos então abrir novamente as “Settings” através da combinação de teclas “WIN + I”, escrever “Turn Windows features on or off” na barra de pesquisa e clicar no resultado apresentado.Screenshot (27)Vamos procurar o “Windows Subsystem for Linux (Beta)” da lista de funcionalidades, colocar um visto e clicar em “OK” para que a mesma seja instalada.Screenshot (12)Depois de concluída a instalação, vamos reiniciar o PC como indicado.

Dica: Em alternativa, podemos abrir o PowerShell com privilégios de administrador e instalar o “WSL” através do seguinte comando: Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux

Depois de reiniciar o PC, vamos abrir o Menu Power User através da combinação de teclas “WIN + X” e selecionar a opção “Command Prompt (admin)”.Screenshot (5)Na janela do Command Prompt vamos escrever Bash seguido de Enter.Screenshot (15)Depois deste passo, somos informados que será feita instalação da imagem do Ubuntu e será pedido para aceitarmos os termos do licenciamento da Canonical. Vamos escrever Y para continuar. O processo de download e instalação da imagem demoras alguns minutos a concluir.Screenshot (24)Depois da instalação, é criado um atalho no Menu Iniciar que podemos usar para executar o Bash.Screenshot (29)Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

One thought on “Guias IT-online: Como instalar o Bash no Windows 10 Build 14316

  1. Pingback: Guias IT-online: Como atualizar a Bash no Windows 10 (Build 1607) | IT - online

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s