IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como executar um scan offline com o Windows Defender no Windows 10 (Build 14271)

1 Comentário

guias_itonlineA solução antivírus Windows Defender da Microsoft, surgiu pela primeira vez pré-instalado no Windows Vista e Windows 7. Como o lançamento do Windows 8, surge o Windows Defender baseado no Microsoft Security Essentials, passando então a incluir funcionalidades mais adequadas a novos tipos de ameaças. O Windows Defender ajuda a proteger o sistema e dados dos utilizadores contra vírus, malware, spyware, entre outros.

Para além de incluir o Windows Defender no Windows, a Microsoft disponibiliza também o Windows Defender offline. O Windows Defender offline pode ser instalado num CD, DVD ou Pen USB, podendo ser executado em modo offline. Esta potencialidade que faz com que seja mais eficaz, tendo em conta que muitos exploits, como rootkits, são difíceis de remover quando o Windows é executado.

Com o lançamento da Build 14271 do Windows 10, esta funcionalidade passou a estar disponível nativamente nas funcionalidades do Windows Defender.

Se está a usar esta Preview Build do Windows 10, veja então nos passos seguintes como executar um scan offline com o Windows Defender:

O primeiro passo é abrir as Definições. Para isso clicamos no Iniciar e escolhemos a opção “Definições” ou em alternativa, usamos a combinação de teclas “WIN + I”.DefiniçõesEm seguida, vamos clicar na opção “Atualizar e Segurança”.Captura de Ecrã (161)No painel esquerdo vamos clicar na opção “Windows Defender” e no painel direito na opção “Windows Defender offline”, vamos clicar em “Scan offline”.Windows Defender OfflineDepois deste passo, o Windows 10 mostra uma notificação que nos indica que o mesmo será reiniciado dentro de momentos.Captura de Tela (5)Depois do PC reiniciar, o Windows Defender offline é iniciado e passado alguns segundos começa o Scan Offline. Esta operação demora entre os 15 e 30 minutos aproximadamente.Windows Defender OfflineScan OfflineSendo esta a primeira vez que esta opção é incluída numa Preview Build do Windows 10, era bom ver uma evolução em termos de novas funcionalidades como por exemplo, a opção de cancelar um scan antes do PC reiniciar caso um utilizador clique no botão “Scan Offline” por engano.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam ao IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

One thought on “Guias IT-online: Como executar um scan offline com o Windows Defender no Windows 10 (Build 14271)

  1. Pingback: Guias IT-online: Como executar um scan offline com o Windows Defender no Windows 10 (Build 14271) | Web 2.0 PT

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s