IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como gravar ficheiros .ISO no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineApesar de não ser possível montar imagens .ISO no Windows 7, funcionalidade que apenas chegou com o lançamento do Windows 8, era possível gravar estas imagens diretamente num DVD recorrendo à ferramenta nativa com o nome isoburn.

Com a existência desta ferramenta, deixa então de ser necessário recorrer a software de terceiros pelo menos para este efeito.

Esta funcionalidade continua disponível no Windows 8.x e Windows 10 e a sua utilização é bastante simples:

Vamos começar por localizar a imagem .ISO que queremos gravar.TransferenciasEm seguida, vamos clicar com o botão direito do rato na mesma e selecionar a opção “Gravar imagem do disco”.Gravar ImagemApós este passo, a caxa de diálogo do “Gravador de Imagens de Disco do Windows” vai abrir. Indicamos qual a drive ótica a utilizar para a gravação e clicamos em “Gravar” para iniciar o processo.Windows Disc Image BurnerOpcionalmente, podemos também marcar a opção “Verificar disco após gravação” para que sejam detetados eventuais erros.

Após a gravação da imagem, é feita a verificação da gravação e na ausência de erros é então apresentada a mensagem de “gravação concluída com êxito”. Para concluir, clicamos em “Fechar”.Gravação ConcluidaPara além do processo descrito anteriormente, podemos também utilizar a linha de comandos para iniciar o processo de gravação de uma imagem .ISO. Vejamos quais os procedimentos no Windows 10 (e que podem ser utilizados também no Windows 8.x):

Através da combinação de teclas “WIN + X” , vamos abrir o Menu Power User e selecionar a opção ” Linha de Comandos (admin).Menu Power UserNa janela da linha de comandos, vamos escrever o seguinte comando seguido de “Enter”: isoburn.exe /Q [localização da imagem .ISO]

Para este exemplo, vamos usar a imagem “Windows.iso” e cuja localização é a drive D:, ficando então o comando completo desta forma: isoburn.exe /Q D:\Windows.iso Linha de ComandosSe a drive possuir um DVD no seu interior, o processo de gravação é iniciado de imediato, caso contrario, a janela do “Gravador de Imagens de Disco do Windows” vai abrir e apresentar a mensagem “Não há nenhum disco no seu gravador de Discos. Insira um e volte a tentar”.Falta de DiscoDepois de inserir um DVD, basta clicar em “Gravar” para continuar com a gravação.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s