IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como ativar os endereços de hardware aleatórios no Windows 10

3 comentários

guias_itonlineCada placa de rede possui um endereço de hardware físico exclusivo conhecido como MAC Address, e que identifica de forma inequívoca cada dispositivo numa rede. Quando nos queremos ligar a uma rede Wi-Fi, o MAC é enviado junto do sinal que vai procurar redes disponíveis em determinada área e, através das informações existentes neste, identificar o dispositivo na rede e obter um endereço IP. Alguns locais públicos, como cafés, Centros Comerciais etc., podem também usar esta informação para monitorizar os nossos movimentos nesses locais.

Se o hardware de Wi-Fi do nosso dispositivo for compatível, podemos ativar endereços de hardware aleatórios para dificultar a monitorização por outras pessoas quando o PC procura redes e estabelece ligações.

No Windows 10 existem duas formas de utilizar endereços de hardware aleatórios: um é para todas as redes e o outro é para a rede específica a que estamos ligados.

Quando os ativamos para todas as redes, os endereços aleatórios são utilizados quando o nosso PC procura e se liga a qualquer rede. Quando fazemos a ativação para uma rede específica à qual estamos ligados, os endereços aleatórios são utilizados sempre que nos ligamos a essa rede.

Vejamos então como ativar os endereços de hardware aleatórios no Windows 10:

Todas as redes

Vamos clicar em Iniciar (ou WIN + I) e em seguida em “Definições”.(9)Em seguida vamos clicar na opção “Rede e Internet”.Captura de Ecrã (155)No painel esquerdo vamos clicar na opção “Wi-FI” e no painel direito em “Gerir definições Wi-Fi”.Captura de Ecrã (156)Na gestão das definições Wi-Fi, vamos ativar a opção “Utilizar endereços de hardware aleatórios”.

Nota: Caso o hardware de Wi-Fi do nosso dispositivo não seja compatível, a opção “Endereços de hardware aleatórios” não estará visível nas definições do Wi-Fi.Captura de Ecrã (157)Da próxima vez que o PC procurar e se ligar a qualquer rede Wi-Fi, usará um endereço MAC aleatório.

Na rede à qual estamos ligados

Para ativar os endereços de hardware aleatórios para a rede a que estamos ligados, vamos aceder às “Definições” > “Redes e Wi-Fi” como descrito nos passos anteriores e em “Wi-Fi”, clicar em “Opções avançadas”.Captura de Ecrã (156)_1Em Utilizar endereços de hardware aleatórios para esta rede”, vamos selecionar a opção “Ativado”. Opcionalmente, podemos definir que os endereços físicos sejam alterados todos os dias. Para isso, basta alterar a opção de “Ativado” para “Alterar diariamente”.Captura de Ecrã (158)Da próxima vez que o PC se ligar a esta rede Wi-Fi, usará um endereço MAC aleatório.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

3 thoughts on “Guias IT-online: Como ativar os endereços de hardware aleatórios no Windows 10

  1. Pingback: Guias IT-online: Gestão de redes Wireless no Windows 10 através da Linha de Comandos | IT - online

  2. Pingback: Windows 10: Gestão de redes Wireless através da Linha de Comandos | Revista PROGRAMAR

  3. Pingback: Guias IT-online: Como ativar os endereços de hardware aleatórios no Windows 10 | Web 2.0 PT

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s