IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft Portugal e Governo Regional dos Açores assinam Protocolo para inovar modelos de gestão escolar

Deixe um comentário

msft_novoA Microsoft Portugal e o Governo Regional dos Açores assinaram um Protocolo de Cooperação no âmbito da Estratégia Europeia para a Educação e Formação, Europa 2020. Numa primeira fase, o protocolo prevê o acesso de 38 dirigentes de escolas da ilha de S. Miguel ao Programa Líderes Inovadores da Microsoft, com o objetivo de os preparar para os desafios da educação no século XXI, e minimizar alguns problemas que se verificam nesta região, como o abandono escolar e a necessidade de aumentar a qualidade e sucesso escolares em todos os níveis e ciclos do ensino.

Aliando o acesso às mais recentes ferramentas tecnológicas aos novos modelos de gestão das escolas, a Microsoft Portugal e o Governo Regional dos Açores querem contribuir para a implementação de um plano de melhoria do ensino nos Açores, em linha com as metas fixadas no Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, aprovado em setembro de 2015.

Com a coordenação científica do Professor Roberto Carneiro, o Programa Lideres Inovadores prevê a disponibilização de sessões formativas nas áreas da Liderança, Mudança e Motivação, Metodologia de Gestão de Projeto, Eficácia e Gestão Pessoal, Marketing e Comunicação, que permitam aos Dirigentes capitalizar o potencial das tecnologias nas suas Escolas, alinhando os modelos de gestão com as competências necessárias para responder aos desafios do século XXI. A formação contará, por isso, com uma equipa de gestão que em conjunto com os formadores e líderes empresariais avaliará a performance dos formandos.

A isto soma-se o plano de mudança e melhoria de performance potenciado pela utilização das mais recentes ferramentas tecnológicas, que não só permitirão aumentar a produtividade das Escolas e dos seus líderes, mas também favorecer e ampliar a capacidade de intercâmbio entre alunos, docentes e escolas na partilha de conhecimento e de práticas de excelência na área da educação.

De acordo com Alexandre Pinho, Diretor de Setor Público na Microsoft Portugal, “acreditamos que este é mais um importante passo na inovação do sistema de ensino português e na preparação e capacitação das nossas escolas para os desafios da educação do século XXI. Estamos neste sentido a investir no desenvolvimento ativo dos professores e diretores escolares enquanto agentes de modernização e inovação do sistema de ensino nacional, potenciando a adoção, quer de novos modelos de gestão escolar, quer de novas abordagens pedagógicas mais adaptadas às necessidades dos alunos da nova era digital”.

Programa Líderes Inovadores

O Programa Líderes Inovadores é uma das iniciativas chave do Programa estratégico da Microsoft para a Educação em Portugal, denominado Parceiros na Educação, e que tem por objetivo fundamental apoiar as políticas dos Governos no sentido de promover a utilização das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino, como fonte de inovação e promoção da qualidade das aprendizagens. Desde 2004, a Microsoft já investiu mais de 2 milhões de euros na formação e desenvolvimento de escolas, alunos e professores em Portugal.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s