IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como reduzir o tamanho da instalação do Windows 10, através do Compact OS

2 comentários

guias_itonlineNo Windows 10, a Microsoft fez alterações significativas para que a instalação ocupe ainda menos espaço em disco. Estas mudanças permitem optimizar a instalação do sistema operativo em dispositivos que devido às suas dimesões, possuem uma menor capacidade de armazenamento.

No Windows 8.1, esta redução de espaço é possível através do WIMBOOT que recorre a um algoritmo especial para fazer a compressão do sistema operativo, sem que exista perca de performance. Para isso é necessário criar uma imagem especial do Windows 8.1 e possuir uma partição adicional que é usada para armazenar a imagem de recuperação do Sistema.

No Windows 10 a “pegada digital” deixada no disco é ainda menor em relação ao Windows 8.1, tendo em conta que a recuperação do Sistema Operativo deixa de depender de uma imagem de recuperação (traduz uma poupança entre 4GB  e 12GB de espaço em disco) e passa a utilizar os componentes existentes na pasta \Windows\winsxs quando necessitamos fazer um Refresh ao sistema operativo.1aOpcionalmente, podemos reduzir ainda mais o espaço ocupado pela instalação através do novo mecanismo de compressão que se chama Compact OS. Em traços gerais, o Compact OS pega num conjunto de ficheiros do sistema operativo, coloca-os num “contentor” oculto no disco e faz a sua compressão.

Considerando que não é necessário nenhuma imagem especial ou partições adicionais (como acontece com o WIMBOOT), e que os ficheiros que são alvo de compressão ficam guardados no mesmo volume onde está instalado o sistema operativo, para usar o Compact OS no Windows 10 apenas temos que especificar se esta funcionalidade deve ou não estar ativada.

Dependendo da forma como fizemos ou vamos fazer a instalação, existem diversas formas de ativar o Compact OS no Windows 10. Nos passos seguintes, vou demonstrar como ativar o Compact OS num PC que já tem o Windows 10 instalado.

Através da combinação de teclas WIN + X, vamos abrir o Menu Power User e selecionar a opção “Linha de Comandos (Administrador)”.Captura de Ecrã (16)Com a janela linha de comandos aberta, vamos escrever o seguinte comando seguido de Enter: COMPACT.EXE /CompactOS:alwaysCaptura de Ecrã (18)Este processo vai demorar entre 10 e 15 minutos a completar. Depois de concluído, é apresentado o resultado obtido pela compressão do sistema operativo, neste caso, cerca de 1.5GB de espaço.Captura de Ecrã (19)Antes da Compressão:Captura de Ecrã (15)Depois da Compressão:Captura de Ecrã (20)Para desativar o Compact OS, basta repetir os passos anteriores e escrever o seguinte comando: COMPACT.EXE /CompactOS:never

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

2 thoughts on “Guias IT-online: Como reduzir o tamanho da instalação do Windows 10, através do Compact OS

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s