IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como fazer um restart de emergência no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineDurante o nosso tempo como utilizadores Windows – dentro e fora do âmbito profissional – somos deparados com situações onde necessitamos de reiniciar o Windows rapidamente.

Numa circunstância normal, o Windows não permite que o sistema reinicie rapidamente porque existem documentos ou aplicações que necessitam ser guardados ou encerados corretamente ou em outros cenários, existem updates cujo processo de instalação é um pouco mais demorado.

As versões mais recentes do Windows contudo, possuem uma funcionalidade nativa que se chama “Emergency Restart” e tal como o nome indica, permite efetuar um restart forçado sem a opção timeout, como por exemplo: shutdown.exe -R -T 00 -F.

Como esta opção reinicia rapidamente o Windows, todas as alterações em documentos que estejamos a utilizar e não tenham sido guardadas previamente, serão perdidas. Assim, é recomendado que este método seja usado apenas em último recurso.

Vejamos então como podemos fazer um restart de emergência no Windows 10:

Vamos começar por premir o conjunto de teclas CTRL+ALT+DEL de forma a mostrar o ecrã com as informações de logon. Neste ecrã vamos ver as opções de Bloquear, Mudar de utilizador, Terminar Sessão, Alterar uma palavra-passe e Gestor de Tarefas.lock_screenEm seguida, vamos premir a tecla CTRL e simultaneamente clicar no botão de Power que se encontra no canto inferior direito do ecrã.powerApós este passo, é-nos apresentada a janela do “Reinicio de emergência”. Clicamos em OK para continuar o restart ou em Cancelar para abortar a operação.Capture 1Como referi anteriormente, devemos ter mais uma vez em mente que toda e qualquer informação não guardada previamente, será perdida na sequência desta operação de reinício.

Este método pode ser utilizado nas seguintes versões do Windows: 7, 8, 8.1.

Espero que este Guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s