IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Configurar novas funcionalidades do Command Prompt

Deixe um comentário

guias_itonlineDurante todo o processo de desenvolvimento do Windows 10, a Microsoft através de canais específicos como o Windows Feedback e o User Voice, foi recolhendo a opinião dos Insiders em relação às novas funcionalidades do Windows 10, e também implementado alterações e novas sugestões submetidas por estes. Uma das funcionalidades alvo deste tipo de intervenção foi o Command Prompt.

As novas funcionalidades da consola permitem a configuração de transparência na janela, a configuração de atalhos com a tecla “CTRL” e a moldagem de texto dentro da janela.

Vejamos então como configurar cada uma delas:

Vamos começar por abrir uma janela do Command Prompt. Para isso vamos clicar com o botão direito do rato no Iniciar ( ou WIN + X) e selecionar a opção “Linha de Comandos”.Captura de Ecrã (16)Com a janela da Linha de Comandos aberta, vamos clicar com o botão direito na Barra de Títulos e selecionar a opção “Propriedades”.Captura de Ecrã (17)No separador opções, vamos configurar a consola para utilizar atalhos com a tecla CTRL, como por exemplo o CTRL + C e o CTRL + V.

Vamos começar por tornar visíveis as opções necessárias. Para isso desmarcar a opção “Utilizar a consola antiga” e em seguida vamos então colocar o visto na opção “Ativar atalhos com a tecla CTRL”.cmd1Após esta configuração, podemos com facilidade copiar e colar código para dentro e fora da consola.

A próxima configuração vai permitir moldar o texto. Assim sempre que redimensionamos uma janela, o texto é ajustado automaticamente dentro dela.

Vamos clicar no separador “Esquema” e em seguida colocar um visto na opção “Moldar a saída de texto ao redimensionar”.cmd2Por ultimo, vamos atribuir transparência à Consola. Para isso, vamos clicar no separador “Cores” e na opção “opacidade” vamos introduzir um valor manualmente entre 30 e 100% ou usar a barra de nível.cmd3Estas novas opções para além de trazerem alguma modernidade à Linha de Comandos, ajudaram com certeza a aumentar a produtividade de quem recorre com frequência à consola.

Como sempre, espero que seja útil a todos os que visitam o IT-Online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s