IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como encerrar o PC através da funcionalidade Slide To Shutdown no Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineNo Windows 10 para além das formas de desligar já conhecidas e que estão distribuídas em diversos locais do Sistema Operativo – Menu Iniciar, Menu Power User e ainda através de atalhos personalizados que podemos criar, possui uma forma alternativa e pouco conhecida dos utilizadores que se chama “Slide To Shutdown”.

O executável responsável por esta funcionalidade, disponibiliza um interface que nos vai permitir através de um gesto –  o Swipe, desligar o PC. Esta funcionalidade está normalmente disponível em PC’s, Tablets e Smartphones como o Lumia com Windows Phone 8.x desde que, possuam a ferramenta de gestão de energia Connected Standby.

Apesar de muitos Desktops e Tablets com Windows 8.1 x86 não suportarem o Connected Standby, podemos utilizar na mesma o SlideToShutdown para encerrar o PC.

Vejamos como nos próximos passos:

Em primeiro lugar vamos abrir o Explorador de Ficheiros (WIN+E) e navegar até à pasta “c:\Windows\System32”.

Em seguida vamos localizar na pasta “system32” o executável “SlideToShutdown.exe”.

Depois de localizado, vamos clicar com o botão direito do rato e selecionar a opção “Afixar em Início”.Captura de Ecrã (12)Depois de concluirmos o passo anterior, vamos ao Menu Iniciar  para atribuir um ícone ao SlideToShutdown.

No Menu Iniciar vamos clicar com o botão direito do rato no SlideToShutdown e selecionar a opção “Abrir localização do ficheiro”.Captura de Ecrã (13)Para alterar o ícone, vamos clicar com o botão direito do rato no atalho, selecionar a opção “Propriedades” e em seguida “Alterar ícone”.

Quando surgir a mensagem para a ausência de ícone para aquela aplicação, vamos clicar em “OK” para atribuir um novo ícone.

Vamos escolher o ícone mais apropriado para a aplicação e clicamos em “OK” para fechar as janelas.Captura de Ecrã (14)Dica: Se quisermos utilizar ícones diferentes dos existentes em “shell32.dll”, podemos alterar a localização para “\Windows\system32\imageres.dll” e dai escolher então o mais apropriado.

Agora sempre que clicarmos no atalho que criamos no Iniciar, aparecerá a imagem que temos definida no Ecrã de Bloqueio com a mensagem “Slide to shut down your PC”.Captura de Ecrã (15)Para desligar o PC, arrastamos a imagem até ao fundo do ecrã com o rato ou com dedo, no caso de possuirmos um ecrã Touch.

Caso queira experimentar, recordo que a mesma funcionalidade está também presente no Windows 8.x.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s