IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Windows 10 disponível hoje em 190 países como atualização gratuita

Deixe um comentário

win10-logoA Microsoft anunciou que o Windows 10 está disponível a partir de hoje. O Windows 10 marca uma nova geração do sistema operativo da Microsoft. Pela primeira vez, temos um upgrade gratuito do Windows. Esse upgrade é válido para dispositivos compatíveis, com Windows 7, 8 e 8.1, nas versões Home e Pro. Pode ser feito durante os próximos 12 meses, até dia 29 de julho de 2016, e uma vez instalado, é gratuito durante o tempo de vida do dispositivo. Assim, este sistema operativo instalado gratuitamente não passará a ser pago no futuro.

O Windows 10 inclui inovações como a Cortana2, uma aplicação para Xbox, e o Microsoft Edge. O Windows 10 oferece uma experiência familiar, mas agora ainda mais pessoal e produtiva. É o Windows mais seguro de sempre, com atualizações permanentes, tanto de segurança como de novas funcionalidades. O Windows 10 oferece uma experiência que estará disponível numa vasta gama de dispositivos, incluindo PCs, tablets, telefones, Raspberry Pi, Xbox One, HoloLens, com mais de 2.000 dispositivos ou configurações já em teste. A nova Loja Windows e o Windows Software Development Kit (SDK) também estarão disponíveis a partir de hoje, abrindo portas para novas experiências de aplicações no Windows 10.Screenshot (2)“Hoje inicia-se uma nova era do Windows. Desde o início, o Windows 10 foi único. Desenvolvido com base em feedback de mais de 5 milhões de fãs, disponibilizado como um serviço e oferecido como atualização gratuita”, sublinhou Terry Myerson, Vice-presidente executivo do Windows and Devices Group, na Microsoft. “O Windows 10 exprime a nossa visão mais pessoal da utilização do computador, através de uma experiência natural, móvel e fiável. Em conjunto com os nossos parceiros, é com enorme entusiasmo que lançamos o melhor Windows de sempre. O Windows que irá capacitar pessoas e organizações em todo o mundo e possibilitar-lhes a realização de feitos extraordinários.”

Windows 10: O melhor Windows de sempre

O Windows 10 é rápido e familiar, com o regresso do Menu Iniciar e os Mosaicos dinâmicos com uma visualização instantânea da informação relevante. O Windows 10 é o Windows mais seguro jamais lançado pela Microsoft, com aperfeiçoamentos do Windows Defender e SmartScreen para ajudar a proteger contra vírus, malware e phishing. Tem também inovações como o Windows Hello, que permite iniciar a sessão imediatamente, com reconhecimento de dados biométricos, sem ser necessária palavra-passe.3 As atualizações permanentes ajudam as pessoas a estar em dia com as mais recentes funcionalidades, em perfeita segurança.

O Windows 10 é mais produtivo: com utilização de voz, caneta e gestos para uma interação natural com o computador. Foi concebido para trabalhar com o Office e o Skype e permite-lhe mudar entre aplicações e manter-se organizado com a vista “Snap and Task”. O Windows 10 oferece várias experiências inovadoras, entre os quais:

  • Cortana, a assistente digital pessoal, ajuda a encontrar facilmente a informação certa, na altura certa. A Cortana estará futuramente disponível em Português europeu.
  • O novo browser Microsoft Edge permite a navegação, leitura, anotações e partilha dos conteúdos web.
  • A Aplicação Xbox integrada transporta a experiência da Xbox para o Windows 10, reunindo amigos, jogos e conquistas na Xbox One e nos dispositivos com o Windows 10.
  • O Continuum otimiza na perfeição as aplicações e as experiências entre modos de toque e de ambiente de trabalho.
  • As aplicações pré-instaladas incluem Photos; Maps; Groove, a nova aplicação de música da Microsoft; e opções de entretenimento de filmes e televisão, bem como de produtividade. Com o OneDrive, é fácil partilhar ficheiros e mantê-los atualizados em todos os dispositivos.
  • Uma aplicação Microsoft Phone Companion permite aos iPhones, telefones Android ou Windows trabalhar sem problemas com dispositivos com o Windows 10.
  • As novíssimas Aplicações Office Mobile para tablets com o Windows 10 estão disponíveis a partir de hoje na Loja Windows4. Desenvolvidas para o trabalho móvel, as Aplicações Word, Excel e PowerPoint oferecem uma experiência consistente e essencialmente tátil para os tablets de menor dimensão. Para tirar apontamentos digitais, o OneNote está pré-instalado no Windows A próxima edição das aplicações do Office para ambiente de trabalho (Office 2016) irá oferecer o mais vasto conjunto de funcionalidades para criação de conteúdos profissionais.

Windows 10: A melhor plataforma para as empresas

O Windows 10 foi construído com o feedback de milhões de profissionais das TI, a versão mais exaustivamente testada do Windows. Preparado para implementações empresariais, o Windows 10 vai ajudar as empresas a protegerem-se contra os ciberataques, proporcionar uma excelente experiência de utilização aos colaboradores e permitir a inovação contínua numa plataforma que mantém as empresas atualizadas com a mais recente tecnologia. As empresas vão poder controlar a frequência das atualizações e selecionar as funcionalidades adequadas a cada grupo de colaboradores.

O Windows 10 inclui segurança de nível empresarial para que os clientes possam substituir as palavras-passe por opções mais seguras, proteger dados e identidades da empresa e executar apenas o software em que confiam. Novas ferramentas de gestão e implementação simplificam a gestão de dispositivos, ajudam a reduzir custos e permitem às empresas fortalecer o seu negócio com a capacidade empresarial da plataforma em nuvem Microsoft Azure.

Principais aplicações disponíveis no Windows 10

A nova Loja Windows abriu hoje e começou a aceitar novas aplicações para o Windows 10. A Loja Windows oferece um ponto único para obter aplicações, jogos, filmes, programas de televisão e a música mais recente, compatíveis com todos os dispositivos Windows 10. Todo o conteúdo da Loja Windows é certificado pela Microsoft para ajudar a manter os dispositivos mais protegidos. Além de aplicações já existentes para o Windows 8.1, a Loja Windows disponibiliza aplicações como, Flipboard, Mint.com e “Asphalt 8 Airborne” e The Weather Channel, bem como um fluxo constante de aplicações e jogos Universais Windows, incluindo o Twitter e o “Minecraft: edição beta do Windows 10”, “Hulu, iHeartRadio, USA TODAY, “Candy Crush Saga” e outras, como WeChat e QQ, que serão lançadas em breve.6

Em Portugal, destacamos o lançamento da MEO Go para Windows 10, desenhada de raiz para o novo sistema operativo como aplicação universal. O MEO é o maior operador de telecomunicações em Portugal e oferece a possibilidade aos seus clientes de ver TV em direto, ver Gravações Automáticas, com milhares de programas nos últimos sete dias para ver em qualquer momento; aceder ao MEO VideoClube e ao Guia TV, e a possibilidade de gravar remotamente na MEOBox. O Meo Go também foi pioneiro nas versões anteriores de Windows 8, e noutros sistemas operativos móveis, e passa assim a estar também no Windows 10.

Fácil de atualizar, dispositivos já disponíveis

Atualizar para o Windows 10 é fácil para clientes que já tenham uma versão genuína do Windows 7 ou do Windows 8.1, para PC ou tablet. A partir de hoje, as pessoas que reservaram a sua atualização para o Windows 10 serão notificadas em vagas quando a sua atualização estiver pronta a instalar. No caso de empresas clientes, o Windows 10 estará disponível para implementação nos seus ambientes e, a partir de 1 de agosto, as organizações com licenciamento de volume podem atualizar para o Windows 10 Enterprise e Windows 10 Educação.

Os parceiros de retalho são a nossa maior frente tecnológica de sempre: mais de 100.000 retalhistas devidamente formados e dezenas de milhares de lojas em todo o mundo vão apoiar os consumidores a fazer o upgrade nos seus computadores. Os dispositivos com o Windows 10 instalado na origem começarão a estar disponíveis nos próximos meses.

Em Portugal, trabalhámos de perto com os nossos retalhistas para ajudar as pessoas a atualizar de forma mais fácil, nomeadamente Auchan, El Corte Ingles, FNAC, Rádio Popular, Staples e Worten. Para quem pretenda a atualização para o Windows 10 assistida, pode recorrer aos serviços de instalação nas lojas destes retalhistas, com preços a partir de 19€. Para os computadores novos adquiridos ainda com Windows 8.1, este serviço será gratuito.

Apesar do upgrade gratuito estar disponível, pode haver utilizadores que desejem uma versão integral do Windows 10, como por exemplo quem tiver versões de Windows não-genuínas ou PC’s sem qualquer sistema operativo instalado. Para esses, a versão integral do Windows 10 estará nas principais cadeias de retalho, a partir de 20 de agosto.

1 Oferta de atualização gratuita durante o primeiro ano após o lançamento, para dispositivos qualificados com o Windows 7 e 8/8.1 genuínos. Aplicam-se requisitos de hardware e software; para mais informações, consulte http://www.windows.com/windows10upgrade.

2 A Cortana está disponível no lançamento em mercados selecionados; a experiência pode variar consoante a região e o dispositivo.

3 É necessária uma subscrição do Office 365 para editar Aplicações do Office em computadores com o Windows 10 ou tablets de grande dimensão.

4 O Windows Hello requer hardware especializado, incluindo leitor de impressões digitais, sensor iluminado por IV ou outros sensores biométricos.

5 Dependente do hardware.

6Algumas apps e conteúdo vendidos separadamente. A disponibilidade das apps e dos conteúdos e as experiências poderão variar consoante a região e o dispositivo.”.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s