IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como instalar a framework .NET 3.5 no Windows 10

2 comentários

guias_itonlineA framework .NET 3.5 continua a ser necessária na execução de muitas aplicações no Windows, independentemente de estar instalada também a framework .NET 4.5. No Windows 10 tal como no Windows 8.x, a framework .NET 4.5 vem instalada por defeito mas a framework .NET 3.5 não.

Quando queremos instalar uma aplicação que necessita da framework 3.5, o Windows inicia o processo de download da mesma, contudo, esta operação pode por vezes ser um pouco demorada ou impossível de concluir por exemplo se não tivermos uma ligação à internet disponível. Nestes casos, podemos optar por utilizar a ISO do Windows 10 e através do DISM, fazer a instalação offline.

Para além de podermos fazer a instalação offline da framework, é possível também fazer a instalação através das funcionalidades adicionais do Windows 10. Vejamos como:

Vamos começar por clicar no Start e selecionar a opção Settings.settingsCom a App Settings aberta, vamos clicar no ícone “System”.Screenshot (32)Na coluna da esquerda vamos clicar na opção “Apps & Features” e do lado direito, em “Manage optional features”.appsNo ecrã seguinte vamos clicar na opção “Add a feature” e  localizar a .Net Framework 3.5. A localização não será difícil porque as funcionalidades adicionais estão ordenadas alfabeticamente.Add a featureDepois de localizarmos a App, vamos clicar sobre a mesma para proceder à sua instalação. Este processo não deverá demorar muito tempo a concluir, tendo em conta o tamanho da framework.Screenshot (35)Depois deste processo, podemos abrir o File Explorer e verificar que a .Net Framework 3.5 já está instalada no Windows 10. Para isso vamos escrever na barra de endereços do File ExplorerC:\Windows\Microsoft.NET\Framework” (sem aspas).Screenshot (36)A partir deste momento todas as aplicações que necessitem desta framework poderão ser instaladas e executadas corretamente.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

2 thoughts on “Guias IT-online: Como instalar a framework .NET 3.5 no Windows 10

  1. Olá Nuno,

    Sabeira como fazer para modificar a iso de instalação e tornar o Net 3.5 habilitado por padrão, já que ele está dentro da própria imagem na pasta \sources\sxs\microsoft-windows-netfx3-ondemand-package.cab ?

    Um abraço e parabéns pelo post.

    • Boa noite Marcelo,

      Desde já agradeço o seu comentário. Em relação à questão que coloca, através do DISM é possível fazer a ativação da framework diretamente no install.wim do Windows 10.

      O procedimento normal nestes casos, passa por montar temporariamente o install.wim numa diretoria, instalar a framework e depois deste passo, desmontar novamente o install.wim.

      Como referencia, o comando usado por exemplo no Powershell seria algo deste género para montar a imagem:

      PS D:\> dism /Mount-Wim /wimfile:d:\sources\install.wim /index:4 /mountdir:d:\temp\wimmount

      Para instalar a framework: PS D:\> dism /image:d:\temp\wimmount /enable-feature /featurename:NetFx3 /All /Source:c:\windows\WinSxS

      Depois de adicionar os ficheiros ao install.wim, teria que desmontar a imagem através do seguinte cmdlet:

      PS D:\> dism /Unmount-Wim /mountdir:d:\temp\wimmount /commit

      Depois deste passo, a ISO do Windows 10 cujo install.wim foi alterado fica pronto a usar.

      Tratando-se de um exemplo, se quiser experimentar recomendo que consulte as seguintes referencias técnicas:

      https://technet.microsoft.com/en-us/library/hh824822.aspx

      Cumprimentos,
      NS

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s