IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Criar uma drive de recuperação do Windows 10

Deixe um comentário

guias_itonlineO Windows 10 e tal como os seus antecessores, continua a oferecer um conjunto de ferramentas de backup e recuperação do sistema. Através destas ferramentas os utilizadores podem despistar e resolver determinados problemas, como por exemplo um PC que não arranca após a instalação de updates ou simplesmente, repor o Windows ao seu estado inicial por já mostrar sinais de alguma lentidão.

Através da funcionalidade “Create a recovery drive” do Windows 10, podemos criar uma Pen USB bootable que nos permitirá aceder às opções avançadas do boot e dessa forma resolver determinados problemas com o boot do Windows. Adicionalmente, se ao criarmos a Pen escolhermos a opção para juntar os ficheiros do sistema, podemos também usar esta unidade para reinstalar o sistema operativo.Advanced StartupApesar dos passos para a criação de uma pen de recuperação serem bastante simples, temos que ter em mente alguns requisitos que passo a indicar:

Em primeiro lugar, devemos possuir uma conta de utilizador com privilégios de administração.

Em segundo lugar, temos que ter em consideração a arquitetura do sistema operativo que usamos. Isto significa que uma pen de recuperação do Windows 10 32 bits não pode ser usada na recuperação do Windows 10 64 bits e vice versa. Assim é conveniente possuir uma pen por cada tipo de arquitetura que possuímos instalada nos nossos PCs.

No que diz respeito à Pen que vamos utilizar, não será necessário utilizar drives com grande capacidade (16 ou 32 Gb). Para criar uma pen de recuperação que contenha apenas os ficheiros necessários para aceder às opções avançadas do Boot, apenas necessitamos de 512 mb de espaço. Se optarmos por incluir os ficheiros necessários à reinstalação do Windows 10, qualquer Pen de 4 GB ou 8 GB é mais que suficiente.

Requisitos revistos, vamos passar ao processo de criação da drive de recuperação.

O primeiro passo é inserir uma Pen USB no PC. Considerando que a Pen é formatada durante este processo, é conveniente salvaguardar todos os dados importantes que possamos ter, antes de a utilizar como drive de recuperação.

Em seguida, vamos escrever “Create a recovery drive” no Search e clicar no resultado da pesquisa para abrir o Wizard. Quando a janela de elevação de privilégios for mostrada clicamos em “Yes”.Screenshot (30)Na próxima janela vamos escolher que tipo de ficheiros vamos incluir na drive. Para incluir na drive todos os ficheiros de sistema necessários para a reinstalação do Windows 10, vamos colocar um visto na opção “Back up system files to the recovery drive”. Se apenas quisermos incluir os ficheiros necessários para aceder às opções avançadas do boot, não colocamos o visto e apenas clicamos em “Next”. Para este exemplo, vamos criar uma drive com todos os ficheiros.Screenshot (23)Continua na página 2

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s