IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Obter a classificação do Windows Experience Index no Windows 10 (Build 10074)

Deixe um comentário

guias_itonlineO Windows 10 continua a ser desenvolvido ativamente pela Microsoft e nas ultimas Builds, tem apresentado novas funcionalidades e melhorias significativas de outras já implementadas. Tal como tem acontecido com outras versões do Windows, determinadas funcionalidades vão perdendo algumas características possivelmente de uma forma definitiva.

Uma dessas funcionalidades, é o Windows Experience Index (WEI). Esta funcionalidade permite executar um scan ao hardware instalado no PC e no final cria um relatório onde atribui uma pontuação a cada um dos componentes testados, permitindo desta forma ao utilizador um melhor entendimento sobre as capacidades do equipamento. Esta ferramenta perdeu o seu interface gráfico no Windows 8.1, sendo que esta alteração se mantém inalterada também no Windows 10 Insider Preview.

Apesar de não possuir um interface gráfico, existe uma forma simples que saber quase imediatamente a classificação do nosso sistema, vejamos como:

Através da combinação de teclas WIN+R, vamos abrir o Executar e na caixa de diálogo vamos escrever: “Shell: games” (sem as aspas).Screenshot (14)A pasta Games vai abrir e no canto inferior direito é mostrada a classificação do Windows Experience Índex. Como nesta instalação do Windows 10 não foi efetuado um scan previamente ao sistema, não é retornado qualquer valor, como ilustra a imagem.Screenshot (9)No próximo passo, vamos fazer um scan ao sistema recorrendo à ferramenta Winsat.

Vamos abrir uma janela do Command Prompt com privilégios de administrador e escrever “winsat formal” (sem aspas), seguido de Enter.Screenshot (10)Vamos aguardar alguns minutos para que o Winsat termine o scan ao sistema e no final, vamos reabrir a pasta Games como descrito anteriormente para visualizar a classificação obtida. Screenshot (13)Ao contrário do que acontece no Windows 8.1, na Technical Preview do Windows 10 nenhum ficheiro .xml é gerado no final do scan que nos permita ver mais em detalhe a classificação do sistema mas, desta forma, podemos rapidamente ver a classificação geral atribuída ao nosso PC.

Apenas como referência, se estiver a testar o Windows 10 Insider Preview numa máquina virtual, o winsat formal não irá efetuar nenhum scan, visto não poder analisar todos os componentes físico de hardware existentes no PC.

Como sempre, espero que este Guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s