IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Microsoft Portugal anuncia acesso gratuito ao Office 365 Pro Plus a todos os desempregados

Deixe um comentário

msft_novoA Microsoft Portugal anunciou esta manhã o acesso gratuito ao Office 365 Pro Plus a todos os desempregados inscritos nos centros de emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), com o objetivo de os ajudar a melhorar as suas competências em Tecnologias de Informação, ao terem acesso a uma das ferramentas de produtividade mais usadas em todas as empresas de qualquer setor de atividade. Ao apostar na valorização profissional destas pessoas, pretende-se acelerar o seu regresso ao mercado de trabalho. Estima-se que por ano cerca de 250.000 desempregados irão beneficiar desta oferta da Microsoft Portugal, o que implica um investimento anual de 5 milhões de euros por parte da companhia.

Esta nova oferta surge na sequência do Acordo de Cooperação assinado em maio passado com o IEFP, no âmbito da criação do projeto Ativar Portugal.  Com este acordo o IEFP aderiu ao programa Microsoft IT Academy, que passou a fazer parte da oferta disponível nos 30 centros de emprego e formação profissional em todo o País, e que permite aos formandos de qualquer área profissional obter formação qualificada e certificação em TI reconhecida à escala mundial, ampliando assim as oportunidades de regresso ao mercado de trabalho. Os primeiros formandos a concluírem com sucesso o programa de formação e certificação da Microsoft IT Academy receberam hoje os seus diplomas, que lhes foram entregues por Jean-Philippe Courtois, presidente da Microsoft Internacional, também presente na sessão. _PAF1694Assumindo a aposta na qualificação e aquisição de competências tecnológicas como um passo fundamental para a afirmação de uma estratégia sustentável de crescimento económico do País e de resposta às exigências de uma economia cada vez mais digital, a Microsoft Portugal e o IEFP preveem formar cerca de um milhão de desempregados nos próximos três anos. Desta forma, pretende-se contribuir para a formação de profissionais qualificados e com competências digitais que possam preencher as cerca de 5.000 ofertas de emprego no setor das TI em Portugal, e as mais de 900.000 oportunidades de emprego que, de acordo com a Comissão Europeia, vão surgir nos próximos cinco anos, a nível mundial.

Para João Couto, Diretor Geral da Microsoft Portugal, acreditamos que este é mais um importante passo para promover o aumento da qualificação do nosso capital humano e para reforçar a formação no setor das TI em Portugal, mas sobretudo para dotar cidadãos em situação de desemprego das competências necessárias para que possam responder aos desafios e exigências do século XXI. Com isto estamos, sem dúvida, a colocar Portugal na liderança da economia digital”._PAF1605Esta opinião é partilhada pelo Presidente da Microsoft Internacional, Jean-Philippe Courtois, para quem “a redução do desemprego é fundamental para a recuperação da economia portuguesa, por isso a requalificação dos profissionais é um dos nossos grandes objetivos. Daí a Microsoft colocar gratuitamente à disposição de todos os desempregados portugueses que estão a fazer formação no IEFP, a sua mais poderosa ferramenta de produtividade – o Office 365 Pro Plus. Isto dá-lhes as competências necessárias para regressar ao mercado de trabalho. A Microsoft reafirma o seu compromisso em ajudar a acelerar a formação, desenvolvimento de competências e crescimento económico em Portugal”.

De acordo com Jorge Gaspar, Presidente do IEFP, “o reforço desta parceria entre o IEFP e a Microsoft contribui de forma significativa para incrementar e melhorar a empregabilidade e, consequentemente, o combate ao desemprego, objetivo principal do IEFP. Com efeito o reforço das qualificações das pessoas desempregadas, a aquisição de competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação são, presentemente, fatores essenciais que potenciam e facilitam o ingresso e|ou o regresso à vida ativa de forma integrada com a dinâmica da economia e as exigências e necessidades das empresas”.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s