IT – online

Notícias | Análises | Software Microsoft

Guias IT-online: Como eliminar a pasta Windows.old no Windows 10

10 comentários

guias_itonlineSempre que optamos por fazer a instalação do Windows numa partição que já contém um Sistema Operativo configurado, o Setup do Windows cria automaticamente em C:\, uma pasta chamada Windows.old. Esta pasta vai conter um backup integral do Windows que possuíamos anteriormente (que pode ser o Windows 7, Windows 8.x ou Windows 10), que incluem os nossos ficheiros pessoais existentes na pasta Documents, Apps instaladas e os ficheiros de Boot. Esta cópia automática criada pelo Setup, para além de ser útil se pensarmos reverter a instalação para a versão anterior, vai-nos permitir igualmente recuperar alguns ficheiros ou documentos importantes que nos “escaparam” num backup anterior.

Considerando que esta cópia nos irá ocupar vários GB de espaço em disco, depois de termos a nossa instalação concluída e o sistema configurado de acordo com as nossas necessidades, deveremos ponderar se realmente necessitamos da mesma ou se simplesmente a podemos eliminar.

A pasta Windows.old pode ser eliminada manualmente a partir do File Explorer, contudo, o nosso utilizador necessita de possuir determinadas permissões que caso não existam, poderão bloquear o acesso à pasta e impedir a sua eliminação.Screenshot (18)Neste caso, devemos utilizar as ferramentas nativas do Windows mais concretamente o Disk Cleanup. Para além de permitir limpar outros ficheiros desnecessários, o Disk Cleanup já possuir as permissões de acesso necessárias para eliminar ficheiros em partições NTFS.

Vejamos então como limpar a pasta Windows.old através do Disk Cleanup no Windows 10 TP:

Para aceder ao Disk Cleanup, vamos escrever cleanmgr na barra de Search do Windows 10. Nos resultados da pesquisa, vamos clicar com o botão direito do rato e selecionar a opção “Run as administrator”.Screenshot (19)O Disk Cleanup vai então calcular o espaço que conseguirá libertar com a limpeza e, em seguida apresentar a lista de ficheiros a eliminar.

Vamos colocar um visto na opção “Previous Windows installation(s)”, seguido de OK. Neste caso, vamos recuperar 9.31 GB de espaço.Screenshot (20)Depois de confirmar a eliminação dos ficheiros, o Disk Cleanup vai proceder à limpeza dos mesmos.Screenshot (20a)Terminado o processo de limpeza, veremos no File Explorer que o espaço disponível em C:\ aumentou, neste caso em concreto passou de 16 GB para 22 GB disponíveis.Screenshot (21)Para além da pasta Windows.Old, podemos através do Disk Cleanup eliminar ficheiros do Windows UpdateWindows Defender desnecessários, entre outros.

Para terminar quero apenas referir que os mesmos procedimentos são válidos para o Windows 7 e Windows 8/8.1.

Como sempre, espero que este guia seja útil a todos os que visitam o IT-online.

Autor: nuno silva

IT Professional | Windows Insider MVP | Microsoft MVP - Windows Experience (2014-2016)| Microsoft Technical Beta Tester (Windows International Team)|MCC | Microsoft IT Advisory Council Member | Certified Microsoft Windows Phone Expert | Microsoft Virtual Academy Student | Windows Team Division Manager @ Microsoft Group Portugal (Facebook)

10 thoughts on “Guias IT-online: Como eliminar a pasta Windows.old no Windows 10

  1. Muito bem elaborado o seu tutorial, parabéns. Porém, no meu caso não funcionou, não aparece o arquivo após a Limpeza de Disco acionada, já tentei diversas vezes, inclusive na página da microsoft (comunidade) não encontro solução. Consigo ver a pasta windows.old, mas não sei se devo removê-la manualmente. Gostaria de sua opinião.

    Obrigado

    Aurelio

    • Olá Aurélio,

      Desde já agradeço o seu comentário. Respondendo à sua questão, se consegue através do Explorador de Ficheiros ver a pasta Windows.old, conseguirá vê-la também para selecionar na ferramenta de Limpeza do Disco.

      Recapitulando os passos, depois de abrir a ferramenta de limpeza do disco (tal como indicado no artigo ou em alternativa, abrir o Explorador de Ficheiros, clicar com o botão direito do rato no disco C:, selecionar Propriedades e depois em Limpeza do Disco) e o mesma fazer a analise aos ficheiros a limpar, deverá ver um botão que diz “Limpar arquivos do sistema”. Após clicar nesse botão, será feita uma nova analise e na janela que é mostrada em seguida, deverá ver uma opção “Instalações anteriores do Windows” e que se refere à pasta Windows.old. Depois de colocar o visto em todas as opções, deverá clicar em OK para iniciar a limpeza. Como vai eliminar a pasta Windows.old será mostrado um aviso antes de continuar e se tiver a certeza, então clique em Sim para que a pasta Windows.old e os restantes ficheiros seja limpos.

      Se ainda assim não vir a opção, a pasta Windows.old é eliminada automaticamente pelo sistema nos 30 dias seguintes à atualização para o Windows 10, não tendo que se preocupar com a limpeza.

      Ainda em relação à pasta Windows.old, para que a mesma possa ser eliminada manualmente (através do Explorador de Ficheiros) é necessário possuir privilégios especiais sobre a mesma e que a conta de administrador por si só não possui.

      Estou convencido que se reproduzir todos os passos indicados novamente, conseguirá limpar a pasta sem qualquer problema.

      Espero ter respondido a todas as suas questões.

      Cumprimentos,

      Nuno Silva

      • Obrigado por sua dedicação e resposta, ainda não consigo visualizar “Instalações anteriores do Windows”, então o jeito é aguardar, como você me avisou, os 30 dias da atualização, para que a pasta se vá.

      • Aurélio,

        Desculpe a pergunta, mas clicou no botão “Limpar ficheiros do Sistema”? e ainda assim não aparece a opção para selecionar? Se abrir a pasta pelo Explorador de Ficheiros, a mesma tem ficheiros? Consegue ver qual o tamanho que a mesma está a ocupar? Se aceder a Definições – Atualizar e Segurança – Recuperação, aparece-lhe no painel direito a opção para reverter para o sistema operativo anterior?

        Obrigado,

        Nuno Silva

      • Olá, fiz novamente, parecem apenas outras opções, limpeza de arquivos temporários, lixeira, miniaturas, menos a opção “Instalações anteriores do Windows”. Pode ser, porque tenho problema de ponto de recuperação desde a versão anterior, não consigo criar ponto de restauração, provavelmente um erro crítico havido a algum tempo.

      • São coisas distintas Aurélio. Ponto de restauro é uma coisa, a pasta Windows.old é outra coisa. Pode em alternativa experimentar outra coisa. Instale a aplicação CCleaner. No separador Windows, clique em Avançadas e veja se lá tem a opção “Instalações anteriores do Windows”. Caso a mesma esteja visível, pode eliminar a mesma dessa forma ou então esperar que passem os 30 dias para que seja eliminada de forma automática.

      • Obrigado pelas preciosas dicas, farei a tentativa certamente! Ótima semana!

  2. obrigado….tentei dias até achar aqui na página muito obrigado

  3. Pingback: Guias IT-online: Ocultar a opção Windows Rollback do Boot Menu do Windows 10 (Build 9926) | IT - online

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s